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Telefónica e SEAT testam Condução pela rede de telemóvel

Telefónica e SEAT testam Condução pela rede de telemóvel

A Telefónica e a SEAT apresentaram o primeiro teste do projeto Cidades Tecnológicas 5G na cidade de Segóvia, ao equiparem um veículo e a infraestrutura rodoviária com tecnologia que lhes permite trocar informação, convertendo-se no primeiro passo para o uso da rede móvel nas comunicações veiculares V2X em cenário urbano real.

A SEAT disponibilizou um veículo do modelo Ateca equipado com a última tecnologia em conectividade e modificado para poder fazer advertências ao condutor através do painel de instrumentos. A iniciativa também se realizou em colaboração com a FICOSA, que fabricou o dispositivo de comunicações C-V2X integrado no veículo; SICE, fabricante e concessionária da infraestrutura rodoviária e que contribuiu ao dotar de conectividade as estruturas de semáforos, e a NOKIA, responsável pelo desenvolvimento e montagem de um servidor MEC (Multi-access Edge Computing) que resulta na plataforma de comunicação entre o veículo e a infraestrutura rodoviária.

Especificamente, os dois exemplos de condução assistida que foram demonstrados em Segóvia são estes:

Aviso ao veículo por parte do semáforo de que existe um peão a atravessar na passadeira numa esquina fora da linha de visão à direita. Se o condutor, efetivamente, evidenciar a sua intenção de virar à direita ativando o indicador de mudança de direção, o veículo mostra no painel de instrumentos o aviso de que está um peão na passadeira

Aviso ao veículo por parte do semáforo de que este está a prestes a passar para vermelho. É o veículo que calcula se, mediante a sua posição, velocidade e trajetória, tem tempo para passar o semáforo. Em caso negativo, um alerta é disparado no painel de instrumentos de modo a que o condutor possa realizar uma travagem controlada.

Para torna-lo realidade com menores tempos de ação e mais estáveis, foi fundamental o recurso ao servidor MEC, carregado com a aplicação que faz a mediação entre a infraestrutura e os veículos e que permitiu esta utilização em pré 5G.

Ambos os casos estão baseados no protocolo estandardizado C-V2X, usado pela primeira vez em Espanha com esta demonstração, para permitir as comunicações veiculares através das infraestruturas de comunicações móveis existentes. Mostra-se assim o potencial que existe na combinação do protocolo C-V2X com a informação recolhida através de sensores adicionais (uma câmara de deteção de presença de peões instalada num semáforo), para proporcionar informação em torno do veículo e aumentar a segurança da estrada.

Tal como destacou Mercedes Fernández, responsável pela Inovação da Telefónica Espanha: “a vantagem de aplicar a tecnologia C-V2X sobre a rede móvel é a de proporcionar aos veículos uma informação adicional do ambiente rodoviário, o que permite aproveitar a infraestrutura da rede existente sem ter que fazer investimentos específicos. Graças aos menores níveis de latência obtidos com as melhorias introduzidas na rede LTE 4,9 (pré 5G), podemos oferecer novos níveis de condução assistida. À medida que a rede for evoluindo e as latências forem mais baixas, os casos de uso evoluirão com a condução cooperativa e condução autónoma”.

Esta experiência enquadra-se no projeto Cidades Tecnológicas 5G, posto em marcha pela Telefónica no passado mês de janeiro para converter Talavera de la Reina e Segóvia em cenários reais de 5G onde serão postos em uso tanto o desenvolvimento tecnológico como os casos de uso que põem em evidência as capacidades da nova geração da rede de telefones móveis.

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