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Tendências da mobilidade elétrica para 2023

Tendências da mobilidade elétrica para 2023

A rede Mobi.E de acesso p√ļblico, infraestrutura nacional de carregamento de ve√≠culos el√©tricos, disponibiliza atualmente mais de 2.900 postos de carregamento. Comparando com o per√≠odo hom√≥logo de 2021, regista-se, em 2022, um crescimento de 47% no n√ļmero de postos de acesso p√ļblico utilizados.

A rede j√° tem uma cobertura geogr√°fica da totalidade dos 308 munic√≠pios, incluindo as regi√Ķes Aut√≥nomas dos A√ßores e da Madeira, prevendo-se que o ritmo de crescimento dos postos de acesso p√ļblico continue a aumentar em 2023.

A Mobi.E registou em 2022, o crescimento mensal do n√ļmero de carregamentos na rede, que, em outubro. se fixaram em mais de 235 mil. Este crescimento tem sido verificado de forma consistente ao longo dos √ļltimos meses, prevendo-se que continue no pr√≥ximo ano, a par com o aumento da infraestrutura de carregamento dispon√≠vel.

Segundo dados recentes da ACAP1, em outubro, cerca de 40% das matrículas de automóveis ligeiros de passageiros no país correspondiam a um veículo eletrificado. Desde o início do ano, nos veículos ligeiros, houve um crescimento de 11,7% dos híbridos elétricos a gasolina (HEV), 9,8% dos elétricos (BEV) e 8% dos híbridos plug-in a gasolina (PHEV). Para a MOBI.E, esta tendência irá acentuar-se em 2023, com muitos fabricantes de automóveis a apostar cada vez mais em modelos eletrificados.

Not√≠cias recentes sobre o Or√ßamento de Estado para 2023 indicam que o Governo ir√° prolongar o programa de incentivos para a compra de ve√≠culos sem emiss√Ķes, um fator favor√°vel para particulares e empresas considerarem a op√ß√£o da mobilidade el√©trica. Uma das medidas dever√° ser, por exemplo, a diminu√ß√£o da tributa√ß√£o de alguns modelos. No caso das empresas, dever√° ser introduzida a tributa√ß√£o aut√≥noma, com uma taxa de 10%, aos ve√≠culos movidos exclusivamente a energia el√©trica com valor igual ou superior a 62.500‚ā¨.

Os diversos incentivos √† mobilidade el√©trica, nomeadamente os que s√£o dirigidos √†s empresas, poder√£o levar um maior n√ļmero de entidades e organiza√ß√Ķes a optar por este tipo de mobilidade nas suas frotas, n√£o s√≥ do ponto de vista ecol√≥gico e ambiental, algo que est√° cada vez mais na estrat√©gia das empresas, mas tamb√©m do ponto de vista da economia e da efici√™ncia.

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