Home » Economia » Estudos » Tendências globais de talento para 2023
Tendências globais de talento para 2023

Tendências globais de talento para 2023

O Randstad Enterprise´s Talent Trends Research, analisou as respostas de 900 líderes, inquiridos em 18 mercados a nível global. Os resultados mostram que, após um contexto de pandemia e consequente recuperação, os líderes do sector estão agora a criar disrupção nos seus objetivos e ambições e os empregadores estão a transformar as suas forças de trabalho.

O estudo revela que 66% dos inquiridos dizem que a incerteza sobre a economia, os custos de mão de obra e a inflação terão impacto na contratação. Verifica-se, em simultâneo, que as empresas estão focadas em assegurar que a sua força de trabalho está pronta para qualquer adversidade e, por isso, a dar prioridade ao valor a longo prazo.

Com uma tendência atual verificada para contratações mais lentas, existe uma procura por práticas inovadoras e experiências de talento que conduzam ao engagement, satisfação, produtividade e retenção. Estes novos dados sugerem também que deve haver um foco em cada etapa do ciclo de vida do talento, desde a atração e envolvimento na contratação, passando pela mobilidade interna até à transição de carreira e fase de reforma. Este processo pode fazer com que os RH consigam conferir valor a cada fase importante da carreira dos indivíduos.

No estudo, cerca de 76% dos inquiridos referiram que valorizam muito o desenvolvimento de competências e o envolvimento na carreira, elementos vistos como aceleradores-chave para colmatar a lacuna de competências que pode existir dentro das organizações.

As lições dos últimos três anos ensinaram que as necessidades de talento nunca podem ser saciadas, independentemente dos ciclos económicos. Quase metade dos líderes de capital humano (42%) indicam que a escassez de trabalhadores e as pessoas retiradas para reforma continuam a ter um impacto negativo nos seus negócios. As contratações abrandaram e houve despedimentos, mas a realidade é que ainda há falta de competências, e muitas empresas ainda estão a adquirir talento ou a requalificar colaboradores para novas funções. A digitalização contínua é um elemento muito relevante na condução desta necessidade.

O Randstad Enterprise´s Talent Trends Research 2023 identifica três eixos prioritários para as empresas: criar uma vantagem de negócio para a incerteza do mercado; orientar o talento para encontrar o verdadeiro potencial e proporcionar uma experiência de trabalho com significado, conduzida por uma missão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.