Home » Cultura » Geral » Teresa Rita Lopes vai ser homenageada em Faro
Teresa Rita Lopes vai ser homenageada em Faro
Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa

Teresa Rita Lopes vai ser homenageada em Faro

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa acolhe, no dia 06 de Abril, pelas 18h30, uma homenagem à escritora, investigadora e professora farense Teresa Rita Lopes. Esta homenagem é uma iniciativa da Câmara Municipal que se insere no programa de comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril.

O evento contempla uma apresentação do cantor e poeta Afonso Dias e as prelecções de Fernanda Guerra (Casa Álvaro de Campos) e de Carina Infante do Carmo (Universidade do Algarve). No final intervirá o Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, seguido da homenageada que, recorda-se já foi distinguida em 1999 pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito Grau Ouro.

Trinta minutos antes, quando forem exactamente 18h00, também na Biblioteca, inaugurar-se-á uma exposição alusiva à vida e à obra desta escritora que é, provavelmente, a mais proeminente estudiosa de Fernando Pessoa.

A entrada é livre e aberta a todos os públicos.

QUEM É TERESA RITA LOPES

Maria Teresa Rita Lopes nasceu em Faro, em 1937. Entre 1969 e 1982 viveu em Paris, onde foi professora na Universidade da Sorbonne Nouvelle e onde defendeu a tese de doutoramento intitulada “Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création” (1975), publicada pela Gulbenkian em 1977. É Professora Catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1979.

Dirigiu um grupo de investigadores que se dedicou particularmente à obra inédita de Pessoa, de quem tem publicado numerosos volumes.

A escritora obteve vários prémios, no domínio do conto, da poesia, do teatro e do ensaio:

 Prémio Cidade de Lisboa 1988 – poesia;
 Prémio Eça de Queirós 1997 – poesia;
 Prémio Pen Club 1990 – ensaio;
 Grande Prémio de Ensaio Unicer/Letras e Letras 1989 – ensaio;
 Prémio de Teatro APE, 2001.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.