Terminou a Volta ao Algarve com a vitória do polaco Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step) que já era expectável desde ontem, quando conseguiu manter a camisola amarela na subida ao Malhão.
Na chegada a Vilamoura não houve surpresas, Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step) venceu ao sprint, batendo sobre a linha de chegada os franceses, Arnaud Demare (FDJ) e Bryan Coquard (Europcar).
Rui Costa teve uma prestação que promete, apesar de não ter chegado à amarela, mas deixou indicações que está preparado para qualquer desafio, ao segurar a terceira posição classificação na geral, garantindo por isso o seu lugar no pódium, que no final ficou constituido por foi Kwiatkowski, Alberto Contador (19′) e Rui Costa (32′).
A Omega Pharma-QuickStep, juntou o triunfo na quinta etapa, do britânico Mark Cavendish, à vitória do polaco Michal Kwiatkowski na geral individual.
A Lampre-Merida impôs-se coletivamente. Rui Costa conquistou a classificação por pontos. Valter Pereira (Banco BIC-Carmim) foi o melhor trepador e César Fonte (Rádio Popular) subiu ao pódio como vencedor da camisola das metas volantes.