Home » Agenda » Espetáculos » Teatro » Testamento, a peça de Colm Tóibín no Teatro Romano
Testamento, a peça de Colm Tóibín no Teatro Romano

Testamento, a peça de Colm Tóibín no Teatro Romano

Testamento, a peça escrita pelo irlandês Colm Tóibín, que gerou polémica na Broadway, chega agora a Portugal, com encenação de Beto Coville e interpretação de Luísa Ortigoso, estará em cena nos dias 21, 22 e 23 de Junho no Teatro Romano, em Lisboa.

Testamento é uma obra do irlandês Colm Tóibín que nos mostra um outro lado de Maria, a face mais humana, num retrato da mãe que perde o seu filho. O espectáculo é encenado pelo ator e encenador Beto Coville, interpretado por Luísa Ortigoso, musicado ao vivo pelo italiano Davide Zaccaria e estará em cena no Teatro Romano de Lisboa, nos dias 21, 22 e 23 de Junho.

E se Maria tivesse falado? “Testamento” traz-nos um relato avassalador, num tom que oscila entre a ternura e a raiva, não de Maria, a figura bíblica, mas de Maria, a mulher, a mãe que viu, impotente, morrer o filho com uma violência desmedida. Um grito surdo de revolta, intenso e poderoso, que traz um novo olhar sobre uma das figuras mais trágicas da Bíblia.

A peça passa-se anos depois da crucificação e é-nos apresentada uma Maria que luta para quebrar o silêncio que rodeia o que ela sabe ter acontecido. No seu esforço para dizer a verdade sobre a morte brutal do seu filho, emerge lentamente como uma figura de imensa estatura moral, bem como uma mulher da História representada agora como totalmente humana. De uma narrativa secular sempre contada por homens, o espectáculo resgata o feminino, calado e abafado desde a antiguidade por um poder masculino instituído que ainda se reflecte nos dias de hoje.

O espectáculo estará em cena de 21 a 23 de Junho, no Teatro Romano, em Lisboa. As reservas podem ser feitas através do e-mail reservasteatrolivre@gmail.com.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.