Home » Saúde » Testes rápidos de antigénio disponíveis em Portugal
Testes rápidos de antigénio disponíveis em Portugal

Testes rápidos de antigénio disponíveis em Portugal

Os testes rápidos de antigénio por saliva já estão disponíveis no mercado Português desde o dia 30 de dezembro 2020. Trata-se de um tipo de teste que está já a ser implementado por algumas autarquias que querem sair rapidamente da longa lista de concelhos de alto risco e, como tal, procuraram já soluções de diagnóstico, rápido, fiável e a um preço acessível.

De uma forma mais simples e sem o desconforto associado aos convencionais testes de antigénio que utilizam as zaragatoas para recolha de amostra, o novo sistema de diagnóstico permite detectar, em apenas 10 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de COVID-19.

Com explica Carlos Monteiro, CEO e fundador da farmacêutica BioJam, “a realização dos convencionais testes de antigénio, apesar de constituírem um processo rápido, não deixam de ser mais desconfortáveis, sobretudo para crianças, adolescentes e até adultos com sensibilidade ao método da zaragatoa. Além disso, poderão ser muito úteis em aeroportos, escolas, empresas ou atividades desportivas, para identificar assintomáticos em período infecioso. Com os novos testes de saliva conseguimos eliminar o desconforto mantendo a segurança dos testes que apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%”.

O teste rápido PCL COVID19 Ag Gold saliva é um dispositivo médico de diagnóstico invitro que se baseia no Teste imunocromatográfico (ICA) para a detecção qualitativa do antigénio SARS-CoV-2 na saliva humana.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.