Home » Cultura » Artes Plásticas » “The Pool” by Jen Lewin para ver até domingo em Lisboa

“The Pool” by Jen Lewin para ver até domingo em Lisboa

Mais de 117.000 pessoas já visitaram a instalação de arte “The Pool” da escultora norte-americana Jen Lewin, que se encontra em exposição até ao próximo domingo 9 de novembro, na Praça Central do Centro Colombo. Pela primeira vez na Europa e em Portugal, esta instalação de luzes, cores e sons, tem conquistado a atenção de todos pela inovação que integra, marcando assim a 4ª edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo.

Composta por mais de 100 discos interativos colocados em círculo e 40.000 leds, “The Pool” by Jen Lewin proporciona uma sensação de bem-estar e harmonia quando nela se “mergulha”, podendo ser visitada todos os dias, das 10:00 às 24:00 horas.

Para interagir com a instalação, o utilizador só tem que pisar, correr, pular ou mesmo saltar por cima dos discos e deixar as luzes e as cores misturarem-se numa espécie de “ping-pong” gigante, ao som de músicas relaxantes e envolventes. Esta instalação de arte está envolta numa surpreendente estrutura suspensa, que nunca toca o chão, e que define o espaço – interior e exterior – pela (des) multiplicação de inúmeras tiras de tecido (cerca de 20.000), igualmente suspensas. Deste modo, o interior, mais protegido da luz do centro comercial, é totalmente branco procurando fazer sobressair a instalação, refletindo, na sua imensa superfície, a variação cromática que caracteriza a obra da artista.

No âmbito da exposição, o Maestro Rui Massena realizou, por ocasião do dia mundial da Música, um concerto no interior da instalação – “The Pool Songs” – cujas 6 faixas musicais representam as 6 cores que caracterizam a obra da Jen Lewin. Estes temas inéditos, que foram interpretados ao vivo, podem ser ouvidos na íntegra na página de Facebook do Centro Colombo, na app relativa ao projeto A Arte Chegou ao Colombo,  onde é possível, também, acompanhar todas as atividades inerentes ao projeto.

No próximo domingo 9 de novembro, data do encerramento da exposição “The Pool” by Jen Lewin, o Centro Colombo irá receber, pela primeira vez, o maior evento de dança à escala mundial cujo mote é “Dançar pela Generosidade”. Evento criado pela Life Vest Inside, organização internacional sem fins lucrativos, Dance for Kindness decorrerá ao mesmo tempo em 80 cidades de todo o mundo, envolvendo milhares de pessoas que, em sintonia, irão dançar a mesma música e a mesma coreografia, no mesmo dia.

A exposição “The Pool” by Jen Lewin assinala a 4ª edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo, iniciativa lançada em 2011 e que pretende contribuir para a divulgação e promoção de atividades culturais e aproximar os visitantes do Centro Colombo das diversas manifestações artísticas. O projeto é da autoria do Atelier de Arquitetura Likearchitects e a curadoria da exposição da responsabilidade de Emília Tavares.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.