Home » Cultura » Teatro » Tita Maravilha vence Pr√©mio Revela√ß√£o Ageas Teatro Nacional
Tita Maravilha vence Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional

Tita Maravilha vence Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional

Tita Maravilha, autora, encenadora, performer e programadora é a vencedora da 5.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, motivando o desenvolvimento de um percurso profissional neste setor.

Eleita por um j√ļri composto por quinze profissionais de diversas √°reas do meio art√≠stico e cultural portugu√™s, Tita Maravilha junta-se a Sara Barros Leit√£o, M√°rio Coelho, C√°rin Geada e Pedro Azevedo, que venceram as anteriores edi√ß√Ķes do Pr√©mio, atribu√≠do anualmente desde 2020.

Tita Maravilha √© uma artista multidisciplinar, que se define como ‚Äúinventora de universos‚ÄĚ, trazendo para os seus processos art√≠sticos ‚Äúas dores e del√≠cias de ser um corpo dissidente‚ÄĚ. Nascida no Brasil e residente em Portugal desde 2018, estudou artes c√©nicas na Universidade de Bras√≠lia.

Entre 2020 e 2022, assinou os projetos Trypas Corass√£o: Espet√°culo em Dois Atos (2020), Tita no Pa√≠s das Maravilhas (2021), Exerc√≠cio para performers med√≠ocres (2021), Exerc√≠cio para um Teatro pobre ou carta a Grotowski (2022) e As tr√™s irm√£s (projeto vencedor da 5.¬™ edi√ß√£o da Bolsa Am√©lia Rey Cola√ßo, em 2022). Desenvolve ainda, juntamente com Cigarra, o projeto de m√ļsica eletr√≥nica e performance TRYPAS CORASS√ÉO, atualmente em fase de internacionaliza√ß√£o. Como int√©rprete, trabalhou com artistas como S√≥nia Baptista, Carlota Lagido, Odete, Xana Novais, Keli Freitas e Raquel Andr√©.

‚ÄúRecebo este Pr√©mio de cora√ß√£o aberto. Hoje √© um grande dia. Celebro a minha exist√™ncia, a minha trajet√≥ria, mas n√£o s√≥. Celebro todas as que vieram antes de mim‚ÄĚ, refere Tita Maravilha.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.