Home » Atualidade » Nacional » Todos perdemos com o Brexit afirma Augusto Santos Silva
Todos perdemos com o Brexit afirma Augusto Santos Silva

Todos perdemos com o Brexit afirma Augusto Santos Silva

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou na apresentação do estudo da CIP, a Confederação Empresarial de Portugal, sobre as consequências económicas da saída do Reino Unido da União Europeia, “que todos perderemos com o Brexit”.

Para o Ministro, importa “proceder de forma a que os seus efeitos sejam o menos negativos possível, através de uma saída acordada e ordenada”, baseada no acordo que está ainda a ser negociado. Tanto Portugal como a União Europeia tudo têm feito para assegurar esse acordo”, que segundo o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, está “muito perto” de ser alcançado.

Depois de obtido o acordo, “seguir-se-á a negociação da futura relação económica e comercial da União Europeia com o Reino Unido que passará por um acordo de comércio livre e de investimento”.

“O acordo que queremos”, afirmou, é um “que reduza tudo o que puder reduzir em matéria de tarifas, em matéria de barreiras não alfandegárias, e promova tudo o que poder promover em matéria de circulação de serviços e de abertura de mercados públicos”.

Depois de estabelecida a relação económica futura, será negociado um acordo político bilateral que, dada a ligação história e presente muito profunda, demoraria poucos dias a acertar.

Para o governante, “este acordo deve evitar qualquer barreira à circulação e consagrar, salvaguarda integral dos direitos dos residentes e o aproveitamento do potencial das comunidades portuguesa no Reino Unido e britânica em Portugal, mobilizando, designadamente, afinidades como países atlânticos e muito antigos aliados”.

Santos Silva destacou ainda a importância de o acordo bilateral incluir a manutenção da cooperação em matéria de segurança e de defesa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.