Home » Desporto » Competições » TOYOTA conquista o 4º triunfo consecutivo no Safari
TOYOTA conquista o 4º triunfo consecutivo no Safari
Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen em Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID, venceram no Safari

TOYOTA conquista o 4º triunfo consecutivo no Safari

A TOYOTA venceu o lendário Safari Rally Kenya pelo quarto ano consecutivo, com Kalle Rovanperä na liderança e Takamoto Katsuta a fazer a dobradinha, no exigente evento africano.

A equipa afirma a sua invencibilidade na ronda mais difícil do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, desde o seu regresso ao calendário em 2021, ao mesmo tempo que alarga o recorde histórico no Safari estabelecido pela Toyota para 12 vitórias.

O resultado demonstra mais uma vez a força e fiabilidade do GR YARIS Rally1 HYBRID, que para este evento apresentou um pacote de suspensão atualizado, bem como um sistema de snorkel distinto: uma versão moderna de uma característica icónica dos carros com especificação Safari do passado.

É a segunda vez que Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen vencem esta prova depois do sucesso em 2022. A vitória foi construída com base num desempenho fenomenal no primeiro dia do rali, na sexta-feira, onde foram os mais rápidos em todas as seis etapas, abrindo uma vantagem de quase um minuto. Isto permitiu a Rovanperä ter cautela quando necessário no dia mais longo e difícil de sábado – onde ainda venceu a etapa mais longa do rali por quase 25 segundos, enquanto a maioria dos seus concorrentes enfrentava problemas.

Com uma vantagem superior a dois minutos, Rovanperä conseguiu uma abordagem de segurança em grande parte das seis etapas do último dia e dos 74,38 quilómetros competitivos, selando a vitória por 1m37,8s.

Katsuta alcançou seu terceiro pódio em quatro largadas no Quênia, repetindo o segundo lugar de 2021. Ele e o co-piloto Aaron Johnston fizeram um rali bem medido, com duas vitórias em etapas no sábado ajudando-os a superar um furo duplo que custou caro.

Elfyn Evans e o co-piloto Scott Martin garantiram que todos os três Toyotas terminassem entre os quatro primeiros. Chegaram ao segundo lugar antes de sofrerem furos em três ocasiões distintas nas etapas difíceis e rochosas de sábado. Isso deixou os lugares do pódio fora do seu alcance, mas ainda deram tudo para somar o máximo de pontos possível no domingo, onde foram os terceiros mais rápidos do dia e os quintos na Power Stage.

Com a dobradinha, o TGR-WRT conquistou o máximo de pontos dos fabricantes na classificação geral, mais 11 pontos extras de bônus no domingo e passa para uma vantagem de quatro pontos no campeonato. Evans somou um total de 16 pontos no fim de semana para mantê-lo em segundo lugar na classificação de pilotos, a seis da liderança.

Para Kalle Rovanperä “É especial poder vencer o Safari pela segunda vez. Este evento é muito difícil e também lendário para a Toyota: sempre fomos bons aqui e continuamos esse recorde. Como dizem em África, o carro da frente é sempre um Toyota. Um grande obrigado à equipa, porque todos fizeram um grande esforço para que o carro funcionasse tão bem. Acho que fizemos um bom trabalho, acho que não é possível fazer um Safari melhor do que o que fizemos, sem problemas e com uma direção inteligente. Hoje foi difícil, ter que percorrer duas vezes a etapa mais difícil do calendário quando se tem uma vantagem enorme, tentar evitar tudo, não é fácil. Só precisávamos seguir o plano e deu certo.”

CLASSIFICAÇÃO FINAL SAFARI RALLY KENYA

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h36m04.0s
2 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +1m37,8s
3 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2m25,1s
4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +4m20,2s
5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) +10m.17,5s
6 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +18m05.4s
7 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +19m28,5s
8 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) +21m02.0s
9 Jourdan Serderidis/Fréderic Miclotte (Ford Puma Rally1 HYBRID) +26m13.3s
10 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +26m34.4s

Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024 de pilotos após a terceira ronda:

1 – Thierry Neuville 67 pontos
2 – Elfyn Evans 61
3 – Adrien Fourmaux46
4 – Ott Tanak 33
5 – Kalle Rovanperä 31
6 – Takamoto Katsuta 30
7 – Sébastien Ogier 24
8 – Esapekka Lappi 23
9 – Oliver Solberg12
10- Andreas Mikkelsen6

Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024 de fabricantes após a terceira ronda:

1 – TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 131 pontos
2 – Hyundai Shell Mobis World Rally Team 127
3M-Sport Ford World Rally Team 72

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.