A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team iniciou o Rally de Portugal com a sua forte equipa de quatro pilotos numa etapa de rua desafiante mas espetacular com vista para o Oceano Atlântico.
A ação começou na manhã de quinta-feira com o shakedown pré-evento e a oportunidade de fazer os últimos ajustes nos carros antes da largada. Aqui, Kalle Rovanperä foi o mais rápido após as primeiras voltas e Sébastien Ogier terminou como o principal piloto do GR YARIS Rally1 HYBRID em quarto, com os seus companheiros de equipa todos a meio segundo do seu melhor tempo.
As equipas dirigiram-se então para sul, do parque de assistência perto do Porto, para o centro histórico da cidade de Coimbra, que mais uma vez acolheu a cerimónia de largada. Seguiu-se a abertura da super especial competitiva, uma prova de rua de 2,94 quilómetros na cidade costeira da Figueira da Foz.
Ogier foi o segundo mais rápido, a apenas 0,6 segundos do primeiro tempo. Takamoto Katsuta foi quarto e Rovanperä quinto, enquanto Elfyn Evans é oitavo e a 4,3s da liderança.
As equipas permanecem no centro de Portugal para a ação desta sexta-feira, que totaliza 126,9 quilómetros competitivos. A etapa de Mortágua é agora disputada no início e no final do dia e é uma das quatro provas a realizar duas vezes em Arganil, que acolhe uma zona de prova de pneus a meio do dia. Os carros só retornarão ao norte, para o parque de serviços, no final do dia.