Home » Desporto » CompetiçÔes » Toyota GR Yaris RZ Cup arranca a 11 de Março
Toyota GR Yaris RZ Cup arranca a 11 de Março

Toyota GR Yaris RZ Cup arranca a 11 de Março

A nova temporada do TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, o trofeu monomarca, com o Toyota GR Yaris RZ Cup como protagonista, organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e Motor & Sport Institute (MSi), inicia-se a 11 de março.

A Ă©poca de 2023 serĂĄ a segunda edição, que promete ser ainda mais apaixonante do que a primeira, pelo elevado nĂșmero de equipas inscritas, que, de acordo com as previsĂ”es, deverĂĄ duplicar em relação a 2022. AlĂ©m disso, espera-se que para esta temporada haja pilotos de cinco nacionalidades diferentes: Espanha, Portugal, França, Andorra e BolĂ­via.

A temporada irĂĄ começar no prĂłximo dia 11 de março, coincidindo com o Rally Serras de Fafe. Trata-se de um dos encontros mais importantes do nosso paĂ­s, uma vez que tem habitualmente uma grande afluĂȘncia de pĂșblico, atraĂ­do pela espetacularidade das especiais em terra. Neste contexto, a tração a quatro rodas do Toyota GR Yaris RZ voltarĂĄ a ser um elemento diferenciador entre os diferentes trofeus monomarca que participam na prova.

Este ano, a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup voltarĂĄ a ser uma das referĂȘncias, graças Ă s novidades introduzidas em trĂȘs aspetos fundamentais: aumento do valor destinado a prĂ©mios, melhorias tĂ©cnicas que vĂŁo tornar o Toyota GR Yaris RZ Cup ainda mais competitivo, tanto sobre terra como sobre asfalto, e um novo calendĂĄrio, mais adequado aos interesses das equipas participantes.

É de salientar que o Rally Princesa da AstĂșrias, no seu 60Âș aniversĂĄrio serĂĄ misto e, portanto, irĂĄ representar um desafio tĂ©cnico e desportivo para as equipas e os pilotos. No total, serĂŁo novamente disputadas oito provas, repartidas a meias entre Espanha e Portugal.

Entre os aspetos tĂ©cnicos, alĂ©m dos novos sistemas de ventilação e arrefecimento do compartimento do motor e travĂ”es, destaca-se a nova caixa de velocidades “de crabots” e a incorporação da Pirelli como fornecedor de pneus. A marca italiana apresenta uma ampla experiĂȘncia na competição, para alĂ©m de ser a encarregada de fornecer os pneus aos WRC1 que participam no Campeonato Mundial de Ralis —World Rally Championship (WRC).

A MSi, apesar de ainda nĂŁo ter começado a temporada 2023, jĂĄ realizou provas para 2024, daĂ­ o Toyota GR Yaris RZ Cup ter feito a sua estreia oficial como carro ‘0’ no passado fim de semana no Rallysprint Riskmedia Corpa, disputado em Madrid. Nesta prova, tambĂ©m esteve presente Javi Villa (AsturhĂ­brido), inscrito no trofeu TGR Iberian Cup este ano e que disputava, pela primeira vez, uma prova em terra.

Em Madrid tambĂ©m se estreou ao comando do Toyota GR Yaris RZ Cup o experimente piloto Isaac Vera (Toyota Kobe Motor). Durante este Ășltimo fim de semana de fevereiro foram vĂĄrios os pilotos inscritos que se sentaram ao volante dos seus respetivos GR Yaris RZ para preparar a temporada, entre os quais se destacam JosĂ© Carlos Mulero e o seu copiloto Carlos FernĂĄndez (Labasa Toyota), que foram vencedores absolutos na Especial Cronometrada Villa de FĂ©lix. Por Ășltimo, Dani BerdomĂĄs, com o seu inseparĂĄvel copiloto Brais MirĂłn, participaram no Rally de Vieira do Minho, no qual tiveram um bom desempenho apesar do mau tempo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.