Site icon Ipressjournal

Toyota GR Yaris RZ Cup arranca a 11 de Março

Toyota GR Yaris RZ Cup arranca a 11 de Março

A nova temporada do TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, o trofeu monomarca, com o Toyota GR Yaris RZ Cup como protagonista, organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e Motor & Sport Institute (MSi), inicia-se a 11 de março.

A época de 2023 será a segunda edição, que promete ser ainda mais apaixonante do que a primeira, pelo elevado número de equipas inscritas, que, de acordo com as previsões, deverá duplicar em relação a 2022. Além disso, espera-se que para esta temporada haja pilotos de cinco nacionalidades diferentes: Espanha, Portugal, França, Andorra e Bolívia.

A temporada irá começar no próximo dia 11 de março, coincidindo com o Rally Serras de Fafe. Trata-se de um dos encontros mais importantes do nosso país, uma vez que tem habitualmente uma grande afluência de público, atraído pela espetacularidade das especiais em terra. Neste contexto, a tração a quatro rodas do Toyota GR Yaris RZ voltará a ser um elemento diferenciador entre os diferentes trofeus monomarca que participam na prova.

Este ano, a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup voltará a ser uma das referências, graças às novidades introduzidas em três aspetos fundamentais: aumento do valor destinado a prémios, melhorias técnicas que vão tornar o Toyota GR Yaris RZ Cup ainda mais competitivo, tanto sobre terra como sobre asfalto, e um novo calendário, mais adequado aos interesses das equipas participantes.

É de salientar que o Rally Princesa da Astúrias, no seu 60º aniversário será misto e, portanto, irá representar um desafio técnico e desportivo para as equipas e os pilotos. No total, serão novamente disputadas oito provas, repartidas a meias entre Espanha e Portugal.

Entre os aspetos técnicos, além dos novos sistemas de ventilação e arrefecimento do compartimento do motor e travões, destaca-se a nova caixa de velocidades “de crabots” e a incorporação da Pirelli como fornecedor de pneus. A marca italiana apresenta uma ampla experiência na competição, para além de ser a encarregada de fornecer os pneus aos WRC1 que participam no Campeonato Mundial de Ralis —World Rally Championship (WRC).

A MSi, apesar de ainda não ter começado a temporada 2023, já realizou provas para 2024, daí o Toyota GR Yaris RZ Cup ter feito a sua estreia oficial como carro ‘0’ no passado fim de semana no Rallysprint Riskmedia Corpa, disputado em Madrid. Nesta prova, também esteve presente Javi Villa (Asturhíbrido), inscrito no trofeu TGR Iberian Cup este ano e que disputava, pela primeira vez, uma prova em terra.

Em Madrid também se estreou ao comando do Toyota GR Yaris RZ Cup o experimente piloto Isaac Vera (Toyota Kobe Motor). Durante este último fim de semana de fevereiro foram vários os pilotos inscritos que se sentaram ao volante dos seus respetivos GR Yaris RZ para preparar a temporada, entre os quais se destacam José Carlos Mulero e o seu copiloto Carlos Fernández (Labasa Toyota), que foram vencedores absolutos na Especial Cronometrada Villa de Félix. Por último, Dani Berdomás, com o seu inseparável copiloto Brais Mirón, participaram no Rally de Vieira do Minho, no qual tiveram um bom desempenho apesar do mau tempo.

Partilhe:
Exit mobile version