Home » Agenda » Festas Populares* » Tradicional Festa das Chouriças em Querença / Loulé
Tradicional Festa das Chouriças em Querença / Loulé

Tradicional Festa das Chouriças em Querença / Loulé

A Festa das Chouriças em honra de S. Luís, regressa a Querença, nos dias 20 e 21 de janeiro, para reviver uma das mais antigas tradições do interior algarvio, um cartão de visita que reúne a componente religiosa à gastronómica.

A iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença, terá início no dia 20 de janeiro, com uma Noite de Fados. O evento decorre na Casa do Povo de Querença, pelas 21h00, e contará com a participação dos fadistas Sara Paixão e César Matoso.

No domingo, dia 21, a partir das 11h00 e durante a tarde, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos da freguesia, alguns com representação no Largo da Igreja de Querença, no recinto da Festa. Entre as 10h00 e as 18h00, o Mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região, abre as suas portas.

Das 11h00 às 14h00, a animação de rua é protagonizada pelo grupo Alfanfare, seguindo-se a atuação do Grupo de Charolas das Barreiras Brancas. Até às 17h00, as crianças poderão desfrutar das brincadeiras da Palhaça Pirolita.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com a Missa Solene, presidida pelo Cónego Carlos Aquino, à qual se seguirá a procissão, pela aldeia, com a imagem de São Luís, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Pelas 16h00, terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, em que o público poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça.

O carismático casal Ti Gregório e Tia Marquinhas vai animar o recinto, interagindo com o público, das 16h00 às 18h00. A partir das 19h00 há baile no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, animado pelo artista Rúben Filipe, culminando da melhor forma a Festa das Chouriças’24.

Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.