Home » Atualidade » Nacional » Tradições da Páscoa nas Beiras e Serra da Estrela
Tradições da Páscoa nas Beiras e Serra da Estrela

Tradições da Páscoa nas Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), anuncia eventos e tradições do sagrado no seu território, depois de 2 anos de ‘confinamento’ uma ‘nova retoma’ com as principais manifestações pascais de referência no Território a saírem “à rua”.

A Quadragésima, as procissões, vias sacras, as feiras de sabores e tradições, os mercados de produtos identitários voltam assim a ver a luz do dia, atraindo os visitantes aos centros históricos e culturais e às aldeias espalhadas por todo o território da CIM-BSE. São Caminhos da Fé que podem muito bem cruzar-se com mais de 6 mil quilómetros de percursos pedestres e uma vasta oferta de saúde e bem-estar, gastronómica, cultural, histórica e patrimonial.

Este ano a Páscoa nas Beiras e Serra da Estrela vai ser vivida ao máximo. 2022 marca o regressa aos grandes eventos de referência pascais por todo o país, e os 15 Municípios que compõem a CIM-BSE não são exceção.

O compasso de espera terminou e já são muitos os eventos alusivos à Quaresma e às tradições do sagrado que acontecem pelas aldeias e centros históricos até porque, pelas Beiras e Serra da Estrela as tradições do sagrado e da religiosidade das suas gentes, estão de tal forma arreigadas que este período pascal pretende ser vivido com intensidade entre famílias e amigos.

Desde as procissões, aos eventos da Quadragésima, passando pelas cerimónias do Llava pés, as vias sacras, canto dos martírios, a encomendação das almas, as feiras de sabores e os mercadinhos da Páscoa há muito para escolher.

• No Município de Almeida, a Páscoa será de tradições e sabores inconfundíveis com o Mercado da Páscoa dedicado aos produtos endógenos e doçaria tradicional. Mas há mais – consulte aqui.

• No Município de Belmonte, a Quadragésima – ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa está de regresso à sua expressão máxima. Veja aqui.

• A Páscoa em Celorico da Beira pode igualmente ser vivida com o melhor dos sabores e saberes desta Região. Consulte a agenda oficial do Município.

• Considerando que a Páscoa é tempo de partilha, renovação e esperança, em todo o concelho da Covilhã há tradições seculares que marcam esta época, como é exemplo a ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa. Na agenda cultural pode ficar a saber o que é possível ver e sentir nesta quadra.

• O Município de Figueira de Castelo Rodrigo promove nesta altura as tradicionais Férias da Páscoa. Mais informações.

• Em Fornos de Algodres, pode dizer-se que a tradição Pascal abre as suas portas com o Domingo de Lázaro (domingo antecedente ao domingo de Ramos) em que se realiza a Procissão do Senhor dos Passos. Mas há muito mais a acontecer. Consulte aqui.

• No Fundão, além da ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa, o Município convida a uma visita às Cerejeiras em Flor e aos Sabores da Páscoa com o Festival “Aqui Come-se Bem”. E para que não perca nenhum evento, consulte a Agenda Oficial.

Gouveia convida a uma visita ao território nesta altura do ano. Além do Festival Altamente – Alto Mondego Rede Cultural, é possível aproveitar e usufruir do tempo de descanso. Veja aqui algumas sugestões culturais nesta altura do ano.

• A Guarda é um concelho de profundas tradições religiosas e de fé, a celebração da Páscoa é a maior e a mais importante festa da Cristandade. Este evento religioso cristão, têm assim, na cidade tradições seculares. Mais informações aqui.

• Em Manteigas, além das propostas de Férias da Páscoa “Fora da Toca”, pode ficar a conhecer o Município nesta Páscoa. Site Oficial.

• Se visitar Mêda na Páscoa, pode ficar a conhecer algumas das propostas culturais, locais a visitar no site oficial do Município.

• Já em Pinhel, o período pascal condensa algumas das tradições e celebrações mais referenciadas como o Cantar o Terço ou a Encomendação das Almas, comum a várias aldeias, durante o período da Quaresma, habitualmente cantado nos pontos mais altos das aldeias, pedindo proteção para as almas dos entes queridos. Se quiser a ficar a saber mais sobre a agenda de eventos neste Município, consulte a Agenda Cultural.

• No Sabugal, nesta época de recolhimento e de renovação são várias as manifestações religiosas associadas à Quaresma e à Semana Santa que decorrem por todo o concelho como a ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa. Mais informação aqui.

• As tradições pascais no Município de Seia também não são esquecidas. Fique a saber o que pode apreciar no site oficial.

• Em Trancoso, a Queima de Judas é um dos grandes eventos no concelho, mas não só. Consulte o agenda cultural do concelho para ficar a saber mais.

E nos Caminhos da Fé poderá cruzar-se com os Caminhos e Percursos Pedestres em pleno espaço de natureza em estado puro até porque o tempo já convida a passar mais tempo ao ar livre. São 6.300 quilómetros de percursos pedestres para usufruir do melhor do tempo de descanso e reflexão. A par dos eventos pascais de referência existentes em todo o território das Beiras e Serra da Estrela, a CIM-BSE dá uma ajuda a quem visitar o território a definir um roteiro gastronómico, cultural, natural e saudável para uma merecida pausa na Páscoa 2022.

Basta aceder ao Visite Serra da Estrela e idealizar um percurso de eleição, até porque, a Páscoa, este ano, convida a vir, ficar e a viver intensamente as histórias e saberes ancestrais, os sabores e os produtos característicos, com a cultura e o vasto património natural e edificado do território.

Sobre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) é uma associação de âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.

É composta pelos municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso.

A CIM-BSE tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos municípios associados, por forma a reforçar a identidade conjunta da região.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.