Site icon Ipressjournal

Três concertos de Simone e Zélia Duncan em Outubro

Três concertos de Simone e Zélia Duncan em Outubro

Memórias, caminho trilhados, convergências e distinções

Simone e Zélia, trazem de volta aos palcos nacionais em Outubro, as memórias, os caminhos trilhados por uma e por outra, o que ainda não veio, as convergências e as distinções, tudo num espetáculo único. O primeiro concerto está agendado para dia 4 de Outubro no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Dia 6 atuam na Casa da Música, no Porto e dia 7 no Coliseu Lisboa.

O ponto mais relevante deste trabalho conjunto é, justamente, o repertório e a alegria em realizá-lo. É um show pensado para a dupla. As cantoras abrem vozes, dividem as canções, estão juntas no palco boa parte do espetáculo. São duas solistas por excelência, que têm imenso prazer em cantar juntas.

A amizade que Simone e Zélia nos apresentam em palco e fora dele, coaduna os preceitos de Platão, de Hermínio Bello de Carvalho, de Milton Nascimento (amigo é coisa pra se guardar…)…despem-se das várias diferenças estético-artísticas que há entre elas e apresentam um canto coeso, honesto e potencializador das semelhanças: as vozes cálidas e a liberdade de passear por vários gêneros e estilos musicais, sem se ater a classificações ou amarras ao longo de suas respectivas carreiras, nos faz questionar por que esta casa não foi gerada antes. A amizade tem mesmo uma cronologia peculiar.

Através da auto-reflexão, Simone e Zélia vão desnudando os meandros de uma afinidade artística que ganha ecos na simbiose das vozes, que harmonizam em uníssono. As diferenças, muitas, saltam e ressaltam justamente as similitudes. Explica Simone:

“Nosso encontro musical aconteceu em 2005, quando Zélia estava produzindo o cd Timoneiro, do Hermínio Bello de Carvalho, uma pessoa importantíssima na minha vida. A partir daí, começamos a conversar, trocar idéias para produzir um próximo cd. Em seguida, ela mandou Idade do Céu (Jorge Drexler / Moska) guardada para o próximo trabalho, mas ofereceu a música para mim. Achei de uma generosidade tão grande, um gesto nobre. Aí a convidei a participar do cd dvd Simone Ao Vivo, na canção do Drexler e em Não Vá Ainda (parceria de Zélia com Christian Oyens)”.

Na sequência, em 2006, ambas foram convidadas a dividir o palco no projeto Tom Acústico, com shows no Rio e em São Paulo. Surgia, então, o embrião da turnê Amigo é Casa, que renderia um CD e um DVD gravado no palco do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, encontro registrado pela editora Biscoito Fino.

A última vez que Simone e Zélia Duncan estiveram juntas em Portugal foi em 2009. Nos espetáculos agendados para Outubro, as cantoras serão acompanhadas pelos músicos Ézio Filho (contrabaixo), Léo Brandão (teclado e acordeon), Webster Santos (violão, bandolim e guitarra) , José Leal (percussão) e Cristiano Galvão (bateria).

Partilhe:
Exit mobile version