Home » Atualidade » Nacional » Trezentos estudantes na Universidade de Verão da UC

Trezentos estudantes na Universidade de Verão da UC

A “Universidade de verão” da Universidade de Coimbra que teve início no domingo (19), prolonga-se até sexta feira (24), uma edição que conta com a participação de três centenas de estudantes.

Esta segunda-feira (20), os participantes da “Universidade de Verão”, alunos do ensino secundário ou equivalente para os estudantes internacionais, vão ter uma tarde dedicada ao espaço.

Na “Escola de Astronautas”, promovida pelo LIP, Laboratório de Instrumentação de Partículas de Coimbra e pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC, os jovens vão ter a oportunidade de conversar com Pedro Duque, o astronauta espanhol da Agência Espacial Europeia (ESA) que participou em quatro missões no espaço.

Mas não só, também vão saber como são treinados os astronautas. Stephane Ghiste, do Centro de Treino de Astronautas da ESA, vai desvendar todos os processos que fazem parte da preparação dos astronautas.

A “sessão espacial” tem início às 15 horas, no Auditório C1 do Departamento de Física, no Polo I da UC, e é aberta ao público. De acordo com os investigadores João Fernandes e Rui Silva, «os jovens vão poder tirar todas as dúvidas. O objetivo desta sessão é motivar os jovens para as ciências do espaço e incentivá-los a apostar numa carreira de astronauta, transmitindo-lhes toda a informação necessária.»

Dividida por 21 áreas do saber, a “Universidade de Verão” proporciona aos alunos pré-universitários uma experiência inesquecível, com muitas atividades e aventuras num ambiente académico único no país, orientadas por professores e investigadores da UC.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.