Home » Desporto » Competições » Triatlo: Portugueses procuram mínimos olímpicos no México
Miguel Arraiolos procura pontos no México
Miguel Arraiolos procura pontos no México

Triatlo: Portugueses procuram mínimos olímpicos no México

Os portugueses Miguel Arraiolos e Melanie Santos, procuram este sábado atingir os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a participação na quarta etapa da Taça do Mundo de Triatlo (ITU) que se disputa em Huatulco, no México.

Os dois atletas do projecto olímpico da Federação de Triatlo de Portugal, terão a companhia de Filipe Azevedo, atleta português baseado no Dubai, que faz a sua estreia na Taça do Mundo 2016 nesta etapa Mexicana.

A jornada que se disputa na distância standard olímpica, 1500 m natação, 40 km bicicleta, 10 km de corrida e que apresenta condições duríssimas, com temperaturas a rondar os 30 graus e humidade nos 70 por cento, num percurso com muitos desníveis, vai colocar à prova a resistência e a inteligência táctica dos atletas, conforme explica Miguel Arraiolos:

“As condições climatéricas são muito duras nesta prova, mas também por isso viemos uma semana antes para poder fazermos uma boa adaptação. Relativamente ao percurso, é também muito desgastante, especialmente o segmento de ciclismo, que tem uma subida muito exigente. Será fundamental não nos precipitarmos e fazer uma boa gestão da prova.”

Por seu turno, Melanie Santos, que tem feito uma fase de qualificação olímpica a todos os níveis surpreendente, não tenta esconder o seu optimismo.

“Faltam duas etapas a contar para a qualificação olímpica e sinto que estou muito perto de realizar o meu sonho, mas aconteça o que acontecer, sei que fiz o meu melhor e cresci muito como atleta”, desabafa Melanie, de apenas 20 anos, idade que a colocaria, teoricamente, como uma certeza para Tóquio 2020, mais do que como uma presença na “start list” olímpica do Rio.

Relativamente à prova mexicana, Melanie Santos reconhece a sua dureza, mas não arrisca resultados: “Vou dar o meu melhor na perspectiva que esta é mais uma etapa em que vou acumular experiência e tentar assegurar os meus objectivos.”

Miguel e Melanie ainda planeiam competir na prova da WTS – World Triathlon Series de Yokohama, no dia 14 de Maio, véspera de encerramento do processo de qualificação para o Rio.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.