Home » Economia » Empresas » Tribunal Suiço trava compra da Sika pela Saint-Gobain
Tribunal Suiço trava compra da Sika pela Saint-Gobain
Tribunal Suiço trava compra da Sika pela Saint-Gobain

Tribunal Suiço trava compra da Sika pela Saint-Gobain

O Tribunal do Cantão de Zug, na Suiça, travou a tentativa de aquisição da Sika, pela Saint-Gobain, ao pronunciar-se pela rejeição da pretensão da Holding Schenker-Winkler (SWH) pela reposição da totalidade dos seus direitos de voto na assembleia geral da Sika.

A Sika Portugal já reagiu dizendo que esta decisão beneficia os negócios nacionais, tendo um impacto muito positivo no posicionamento estratégico da empresa, que mantém as relações com as empresas detidas pela Saint-Gobain apenas como fornecedor-cliente e como concorrente.

Recorde-se que desde 2014 que a Saint-Gobain tentava concluir a aquisição da companhia suíça Sika e como estratégia no último ano pretendia concluir o processo de compra. Esta operação contou com uma forte oposição do Conselho de Administração que fazendo uso da protecção prevista nos estatutos da Sika, limitou os direitos de voto da SWH inviabilizando a conclusão do negócio.

Com esta decisão do Tribunal de Zug, o Conselho de Administração e a maioria dos acionistas da Sika vêem defendida a sua oposição, com a decisão do Tribunal de Zug, pese embora a SWH tenha já anunciado que vai recorrer desta decisão.

A Sika Portugal S.A. é uma empresa do grupo suíço Sika AG, sediada em Vila Nova de Gaia, que exerce a sua atividade na produção e comercialização de produtos químicos para a construção e indústria da marca Sika.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.