Home » Atualidade » Internacional » Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19
Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19
Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19

Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19

O Turijobs, o portal de emprego especializado em turismo e hotelaria, divulgou as conclusões de um estudo sobre a repercussão do COVID 19 no setor turístico.

Analisados os mais de 14.000 respostas, o estudo conclui que tanto a nível nacional como europeu, se destacam os despedimentos temporais, os encerramentos e a transparência na comunicação interna das empresas, entre outras conclusões.

Incerteza, despedimentos e atividade empresarial afetada na hotelaria.

O setor viu a sua atividade afetada devido ao estado de emergência e às restrições de mobilidade impostos pelos governos a nível global, com apenas 1% das empresas do setor a assegurar não ter sofrido consequências.

As empresas afetadas por esta crise sanitária vivem na incerteza, sem saber quando vão regressar à normalidade, especialmente as empresas portuguesas, com 32% destas a afirmar não saber quando poderá retomar a sua atividade. De todos os países questionados, verifica-se uma melhor situação na Alemanha e na Polónia, onde 25% e 27% das empresas, respetivamente, asseguram não ter fechado os seus negócios.

A indústria turística e hoteleira considera que demorará mais de um ano a recuperar a sua atividade habitual.

Olhando para o futuro, a recuperação em Espanha parece que vai ser lenta e longa, com 35% dos funcionários que participaram no estudo a garantir que demorará entre 3 a 6 meses a recuperar os níveis de atividade anteriores à crise e 22% a acreditar que não se irá recuperar dentro de mais de um ano. No entanto, outros países europeus mostram mais confiança no regresso à normalidade, como é o caso da Alemanha, com 26% de empresas a afirmar que a atividade será recuperada de forma imediata.

Será essencial um plano de ação que determine os tempos e medidas necessárias para fazê-lo adequadamente. Ainda assim, pouco mais de metade dos negócios nacionais têm previsto criar um plano de ação.

A transparência na comunicação das empresas conquista a confiança dos empregados.

Apesar do duro impacto que o COVID-19 teve nas diversas empresas desta indústria, os funcionários confiam na gestão da crise por parte das suas empresas e estão convencidos que vão ultrapassar a situação com sucesso.

Em Portugal, 31% dos inqueridos afirma terem sido melhoradas as vias de comunicação com todos os empregados, 18% considera que se fez um maior investimento em cursos de formação e, ainda, 5% refere o suplemente salarial fornecido pelas empresas.

Se quer conhecer todas as conclusões e resultados em detalhe pode descarregar o informe completo aqui: https://bit.ly/3dx8Q2T.

Sobre a Turijobs

Turijobs é o portal de emprego especializado em turismo e hotelaria líder em Espanha, onde trabalha como ponto de encontro entre os talentos e as empresas da indústria.
A Turijobs está presente em Portugal, México e Brasil, faz parte da YOURCAREERGROUP, a maior plataforma europeia de emprego em turismo e hotelaria, com mais de 3.8 milhões de talentos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.