Site icon Ipressjournal

Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19

Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19

Turijobs divulgou conclusões de um estudo pós COVID 19

O Turijobs, o portal de emprego especializado em turismo e hotelaria, divulgou as conclusões de um estudo sobre a repercussão do COVID 19 no setor turístico.

Analisados os mais de 14.000 respostas, o estudo conclui que tanto a nível nacional como europeu, se destacam os despedimentos temporais, os encerramentos e a transparência na comunicação interna das empresas, entre outras conclusões.

Incerteza, despedimentos e atividade empresarial afetada na hotelaria.

O setor viu a sua atividade afetada devido ao estado de emergência e às restrições de mobilidade impostos pelos governos a nível global, com apenas 1% das empresas do setor a assegurar não ter sofrido consequências.

As empresas afetadas por esta crise sanitária vivem na incerteza, sem saber quando vão regressar à normalidade, especialmente as empresas portuguesas, com 32% destas a afirmar não saber quando poderá retomar a sua atividade. De todos os países questionados, verifica-se uma melhor situação na Alemanha e na Polónia, onde 25% e 27% das empresas, respetivamente, asseguram não ter fechado os seus negócios.

A indústria turística e hoteleira considera que demorará mais de um ano a recuperar a sua atividade habitual.

Olhando para o futuro, a recuperação em Espanha parece que vai ser lenta e longa, com 35% dos funcionários que participaram no estudo a garantir que demorará entre 3 a 6 meses a recuperar os níveis de atividade anteriores à crise e 22% a acreditar que não se irá recuperar dentro de mais de um ano. No entanto, outros países europeus mostram mais confiança no regresso à normalidade, como é o caso da Alemanha, com 26% de empresas a afirmar que a atividade será recuperada de forma imediata.

Será essencial um plano de ação que determine os tempos e medidas necessárias para fazê-lo adequadamente. Ainda assim, pouco mais de metade dos negócios nacionais têm previsto criar um plano de ação.

A transparência na comunicação das empresas conquista a confiança dos empregados.

Apesar do duro impacto que o COVID-19 teve nas diversas empresas desta indústria, os funcionários confiam na gestão da crise por parte das suas empresas e estão convencidos que vão ultrapassar a situação com sucesso.

Em Portugal, 31% dos inqueridos afirma terem sido melhoradas as vias de comunicação com todos os empregados, 18% considera que se fez um maior investimento em cursos de formação e, ainda, 5% refere o suplemente salarial fornecido pelas empresas.

Se quer conhecer todas as conclusões e resultados em detalhe pode descarregar o informe completo aqui: https://bit.ly/3dx8Q2T.

Sobre a Turijobs

Turijobs é o portal de emprego especializado em turismo e hotelaria líder em Espanha, onde trabalha como ponto de encontro entre os talentos e as empresas da indústria.
A Turijobs está presente em Portugal, México e Brasil, faz parte da YOURCAREERGROUP, a maior plataforma europeia de emprego em turismo e hotelaria, com mais de 3.8 milhões de talentos.

Partilhe:
Exit mobile version