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Turismo: Reclama√ß√Ķes cresceram no 1¬ļ semestre
eDreams, TAP e Ryanair s√£o as marcas mais reclamadas

Turismo: Reclama√ß√Ķes cresceram no 1¬ļ semestre

Os sites de reservas e as companhias a√©reas lideram o maior volume de queixas de reclama√ß√Ķes (37%). As reclama√ß√Ķes dirigidas ao setor do Turismo registou um aumento de 15% no primeiro semestre do ano, face a 2021.

Os principais motivos de reclamação referem-se a problemas com o reembolso de reservas e com a utilização de vouchers. eDreams, TAP e Ryanair são as marcas mais reclamadas, segundo os dados do Portal da Queixa.

Com o m√™s de f√©rias mais concorrido √† porta – agosto -, uma an√°lise do Portal da Queixa revela que n√ļmero de reclama√ß√Ķes dirigidas ao setor do Turismo est√° a aumentar, por isso, real√ßa ser fundamental o consumidor estar bem informado e saber que est√° protegido de muitas formas.

Segundo os dados aferidos, no primeiro semestre de 2022, os consumidores portugueses registaram 2.459 reclama√ß√Ķes no Portal da Queixa, um crescimento de 15% em compara√ß√£o com o mesmo per√≠odo de 2021, onde se registaram 2.136 queixas.

Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclama√ß√Ķes registado este ano, est√£o os Sites de Reservas de Viagens (38%); as Companhias A√©reas (37%); as Ag√™ncias de Viagens (8%); os Sites de Reservas de Alojamento (7%) e os Aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado at√© junho.

De referir que, nos primeiros seis meses do ano, os Hotéis e os Aeroportos foram as subcategorias com maior variação de crescimento face ao período homólogo, 142% e 121%, respetivamente.

Os principais motivos de reclama√ß√£o est√£o relacionados com o reembolso de reservas e utiliza√ß√£o de vouchers, a gerar 37% das queixas recebidas contra o setor no primeiro semestre. Problemas com a altera√ß√£o, confirma√ß√£o ou cancelamento de reservas (23%); pagamentos e fatura√ß√£o (15%); problemas com bagagens (10%) e quest√Ķes relacionadas com Atendimento/Apoio ao cliente, foram queixas reportadas por 8% dos consumidores.

No ranking das entidades com o maior n√ļmero de reclama√ß√Ķes, a an√°lise permitiu apurar que, lideram o topo da tabela a eDreams com 24% face ao total; segue-se a TAP com 16%; a Ryanair com 7%; o Booking a somar 4%; com a mesma percentagem de 4% cada um, est√° o Rumbo e a Easyjet; e com a mesma fatia de 2% est√° a ANA Aeroportos de Portugal, a Logitravel, a Vueling e a Tripmonster.

Ao analisar a varia√ß√£o face ao per√≠odo hom√≥logo, os dados do Portal da Queixa evidenciam que entre as entidades que registaram o maior crescimento, est√° a ANA Aeroportos de Portugal com mais 100% do que em 2021; a Logitravel com 91%; o Booking com 88% e a Tripmonster com mais 77% e a Easyjet com uma subida de 72%. Destaca-se a varia√ß√£o negativa do Rumbo que registou -58% de reclama√ß√Ķes este ano, face a 2021.

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