Home » Sítios & Viagens » Viagens » Turismo recuperou em Janeiro, mas a incerteza subsiste
Turismo recuperou em Janeiro, mas a incerteza subsiste

Turismo recuperou em Janeiro, mas a incerteza subsiste

O turismo internacional recuperou em janeiro de 2022, com um melhor desempenho na comparação  com o início de 2021. No entanto, a invasão da Ucrânia pela Rússia aumenta tensão e as incertezas sobre as condições económicas existentes, a que se juntam as limitações de viagem impostas pelo Covid, que ainda continuam em vigor.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), e de acordo com os últimos dados disponíveis, as chegadas de turistas internacionais em todo o mundo, mais do que duplicaram em janeiro (+130%) deste ano em relação a 2021. Os 18 milhões de visitantes registados em todo o mundo durante o primeiro mês do ano, equivalem ao aumento total registado em todo o ano de 2021 .

Embora estes números confirmem a tendência positiva iniciada no ano passado, a trajetória de recuperação em janeiro foi afetada pelo aparecimento da variante omicron e, consequentemente, pela reintrodução de restrições de viagem em vários destinos. Após o declínio de 71% registado em 2021, as chegadas internacionais em janeiro de 2022 permaneceram 67% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Todas as regiões experimentaram um aumento significativo em janeiro de 2022, embora seja importante notar que isso se compara aos baixos níveis registados no início de 2021. Europa (+199%) e Américas (+97%) continuam apresentando os melhores resultados, com chegadas internacionais ainda na metade dos níveis pré-pandemia.

O Oriente Médio (+89%) e a África (+51%) também registaram um aumento em janeiro de 2022 em relação a 2021, mas essas regiões sofreram uma queda de 63% e 69%, respetivamente, em relação a 2019. A Ásia os EUA e o Pacífico tiveram um aumento anual de 44%, vários destinos permaneceram fechados para viagens não essenciais, levando ao maior declínio nas chegadas internacionais desde 2019 (-93%).

Fonte: OMT

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.