Home » Ciência & Tecno » UC participa no desenvolvimento de nova geração de robôs
UC participa no desenvolvimento de nova geração de robôs
UC participa no desenvolvimento de nova geração de robôs

UC participa no desenvolvimento de nova geração de robôs

O protótipo do ColRobot, um robô de última geração que está a ser desenvolvido por um consórcio europeu, do qual faz parte uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai ser testado partir do próximo mês de fevereiro, pelas empresas Thales Alenia Space, indústria aeroespacial de produção de satélites e Renault.

Com um orçamento global de 4.338.412€, financiados pela União Europeia através do Programa Horizon 2020, o consórcio que é liderado pela École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers – ENSAM ParisTech, em França, reúne 11 parceiros de universidades, centros tecnológicos e empresas.

A equipa da Universidade de Coimbra (UC), liderada por Pedro Neto, é responsável pela interação homem-robô, promovendo a colaboração e partilha de tarefas entre humanos e robôs.

O investigador explica que o grande objetivo do ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing) passa pelo «desenvolvimento de robôs colaborativos que possam trabalhar lado-a-lado com os humanos. Pretende-se que os humanos possam interagir com estes robôs colaborativos da mesma maneira como interagem uns com os outros, de uma forma intuitiva, por exemplo usando gestos. Assim, exploramos o melhor dos humanos e das máquinas, ou seja, as capacidades cognitivas e de coordenação dos humanos, e a capacidade das máquinas de produzir trabalho monótono e preciso».

Atualmente, sublinha Pedro Neto, «os robôs existentes nas nossas indústrias trabalham dentro de jaulas, sem interagirem com os humanos». Por isso, nota, «o ColRobot significa uma mudança de paradigma, em que os robôs colaboram com os seres humanos, tirando o melhor de cada parceiro».

«Prevê-se que os robôs colaborativos tragam vantagens competitivas muito importantes para a indústria Europeia, podendo ser operados por humanos sem conhecimentos técnicos, realizar tarefas ergonomicamente inconvenientes para os humanos, aumentar a flexibilidade produtiva e reduzir custos de produção», conclui o também docente do Departamento de Engenharia Mecânica da UC.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.