Home » Saúde » Ultrapassar a infidelidade exige comprometimento mútuo
Ultrapassar a infidelidade exige comprometimento mútuo
Drº Pedro Batista Psicólogo na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra

Ultrapassar a infidelidade exige comprometimento mútuo

Uma situação de infidelidade tem um impacto negativo mesmo nos relacionamentos mais fortes e a descoberta inicial de um caso geralmente desencadeia emoções negativas e intensas em ambos os parceiros, tais como raiva, vergonha, culpa ou remorso.

Algumas das razões comuns para a infidelidade incluem a falta de atenção para com o outro; as dificuldades de comunicação associadas a necessidades emocionais e do próprio relacionamento; a falta de intimidade, perdas ao nível do afeto e nos cuidados dados ao parceiro; a insegurança e baixa autoestima e o desenvolvimento progressivo de problemas na relação e sem resolução prévia. As dependências do jogo, sexo, álcool ou drogas e os problemas de saúde mental tais como Ansiedade, Depressão ou Perturbação Bipolar são também fatores que podem contribuir para a infidelidade.

Após ter conhecimento de um caso de infidelidade, para algumas pessoas, o afastamento e/ou separação poderá constituir a única solução. Para outros, com o apoio da família, amigos e/ou de um bom terapeuta, é possível ultrapassar uma situação de infidelidade, emergindo, em alguns casos, uma reconstrução e um fortalecimento do relacionamento.

Algumas ações/atitudes poderão potenciar uma resolução responsável e um desfecho positivo de uma situação de infidelidade:

* Ser responsável e assumir os atos praticados.

* Dar espaço mútuo. A descoberta de um caso é sempre intensa, sendo necessário, nesta fase, evitar discussões emocionalmente intensas;

* Evitar tomar decisões precipitadas e em momentos de forte destabilização emocional. Antes de tomar decisões ou de fazer escolhas, tomar o tempo necessário para entender o que conduziu a esta situação.

* Procurar apoio, considerando a possibilidade de recorrer a um terapeuta. O apoio de familiares e de amigos será benéfico, devendo, no entanto, evitar situações de julgamento ou de crítica.

* Não ter pressa. Mesmo que exista uma forte necessidade de compreender a situação ou um profundo desejo de reconciliação, será fundamental cumprir o tempo necessário que permita restaurar a confiança e atingir uma eventual reconciliação.

Apesar de todo o sofrimento e dor que possam estar presentes após uma situação de infidelidade, apenas o empenho e comprometimento mútuo poderão proporcionar uma vivência relacional mais positiva, que continuará a crescer e provavelmente excederá as expectativas anteriores.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais. Para mais informações consulte: uppc.pt/.

Pedro Batista
Psicólogo na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.