Home » Cultura » Cinema » Um Mar de Filmes! Mostra de Cinema no Barlavento Algarvio
Um Mar de Filmes! Mostra de Cinema no Barlavento Algarvio

Um Mar de Filmes! Mostra de Cinema no Barlavento Algarvio

A Fortaleza de Sagres, os Monumentos Megalíticos de Alcalar e a Ermida de N.ª Sra. de Guadalupe, são os três monumentos no Barlavento Algarvio, que recebem “Um Mar de Filmes”, a mostra de cinema documental e etnográfico, que terá lugar, nos sábados, 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro.

O filme “O Mar de Sines” fará a abertura do festival na Fortaleza de Sagres, no dia 1 de setembro, pelas 21:00 horas, com a presença do realizador Diogo Vilhena e do produtor António Campos. Este documentário é um projeto de cinema com a comunidade, que reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade.

“Um Mar de Filmes!” um projeto do Rizoma Lab – Associação Cultural e que tem a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista, produção técnica de Pedro Glória e conta com Carolina Rufino e Diogo Vilhena como programadores associados.

Programa:

1. Fortaleza de Sagres | 1 de setembro | 21:00 horas – Exibição do filme “O Mar de Sines” de Diogo Vilhena;
2. Monumentos Megalíticos de Alcalar | 08 de setembro | 21:00 horas – Exibição do filme “É na Terra não é na Lua” de Gonçalo Tocha;
3. Fortaleza de Sagres | 15 de setembro | 21:00 horas – Exibição do filme “A Mãe e o Mar” de Gonçalo Tocha;
4. Ermida de N.ª Sra. de Guadalupe | 22 de setembro | 21:00 horas – Exibição do filme “Pedra e Cal” de Catarina Alves Costa;
5. Monumentos Megalíticos de Alcalar | 29 de setembro | 21:00 horas – Exibição do filme “Medronho todos os Dias – Unedo Omnes Dies” de Sílvia Coelho e Paulo Raposo (Jornadas Europeias do Património).

O filme “Medronho Todos os Dias” fará o encerramento da Mostra. Este filme acompanha o saber singular do processo de produção de aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique. Esta sessão conta com a presença do Grupo Coral da Confraria de Medronho, seguido de uma prova de medronho.

“Um Mar de Filmes!” está integrado no DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve e tem a colaboração do Museu Municipal de Portimão / Câmara Municipal de Portimão e apoio da Quinta do Barranco Longo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.