Home » Sociedade » Iniciativas » União Meridianos e CrescerSer promovem inserção social
Crescer Fazendo é uma iniciativa que procura promover a plena inserção social

União Meridianos e CrescerSer promovem inserção social

A União Meridianos e a Associação Portuguesa para os Direitos dos Menores e da Família (CrescerSer) formalizam esta terça-feira um protocolo de colaboração, que visa dinamizar uma inovadora rede de colaboração empresarial para promover a plena inserção social, educativa e profissional de jovens em risco de exclusão. O pioneiro projeto, denominado “Crescer Fazendo”, está a ser desenvolvido pelas duas instituições desde junho do ano passado, partindo da constatação de que “a maioria das empresas tem dificuldade em integrar jovens em risco de exclusão”, observa Ana Nóbrega, responsável pelas relações institucionais da União Meridianos.

Numa altura em que vários atores sociais discutem os problemas relacionados com o elevado desemprego jovem, bem como as suas possíveis soluções, o projeto “Crescer Fazendo” procura “facilitar a jovens em risco de exclusão social uma oportunidade profissional, através de bolsas personalizadas, com uma duração mínima de três meses, assentes na formação em contexto real de trabalho e que contam com o acompanhamento de técnicos especialistas em matéria de reinserção social”, sublinha Ana Nóbrega. Pretende-se assim, “dar aos jovens um conjunto de competências e de conhecimentos, para que possam construir um novo e sólido projeto de vida, com boas perspetivas profissionais e adequada inserção pessoal, familiar e comunitária”, bem como contribuir para um tecido social e empresarial mais justo e competitivo, mediante o aprofundamento da responsabilidade social das empresas e das instituições”.

O “Crescer Fazendo” iniciará em maio, altura em que serão divulgadas as empresas parceiras do projeto. Está prevista a atribuição de 80 bolsas, destinadas a jovens entre os 16 e os 24 anos, com escolaridade obrigatória, provenientes de contextos sociais desfavorecidos e com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.

Cabe à União Meridianos e à CrescerSer fazer a articulação e a monitorização do projeto com as empresas colaboradoras, onde os jovens desenvolvem a sua formação, bem como a selecção dos que irão beneficiar das bolsas. De igual forma assumem garantir o cumprimento das responsabilidades assumidas pelos jovens.

O trabalho de formação desenvolvido pela União Meridianos e pela CrescerSer compreende igualmente a implementação de estratégias específicas de intervenção familiar e comunitária, com sessões de orientação e mediação envolvendo as famílias, os e adolescentes e o meio que se inserem.

Deste modo, o programa “Crescer Fazendo” dirige os seus esforços para a aprendizagem e inserção profissional dos jovens e simultaneamente para a aquisição e desenvolvimento das suas competências a nível emocional, educativo, comportamental e social, passando por uma melhoria da qualidade das relações intrafamiliares.

Coincidindo a dinamização da rede “Crescer Fazendo”, com o processo em curso de reforma da Lei Tutelar Educativa, o Diretor-Geral da União Meridianos, Victor Moreno, sublinha: “São necessárias algumas reformas, sem dúvida, mas afigura-se também necessário e urgente um reforço das políticas juvenis”.

Partilhe:
A União Meridianos e a Associação Portuguesa para os Direitos dos Menores e da Família (CrescerSer) formalizam esta terça-feira um protocolo de colaboração, que visa dinamizar uma inovadora rede de colaboração empresarial para promover a plena inserção social, educativa e profissional de jovens em risco de exclusão. O pioneiro projeto, denominado “Crescer Fazendo”, está a ser desenvolvido pelas duas instituições desde junho do ano passado, partindo da constatação de que “a maioria das empresas tem dificuldade em integrar jovens em risco de exclusão”, observa Ana Nóbrega, responsável pelas relações institucionais da União Meridianos. Numa altura em que vários atores sociais…

Review Overview

User Rating: 4.65 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.