Home » Atualidade » Nacional » Vasco Cordeiro defende uma nova estratégia para o turismo costeiro
Vasco Cordeiro Presidente do Gov. Reg. dos Açores, no Comité das Regiões | img: CReg

Vasco Cordeiro defende uma nova estratégia para o turismo costeiro

Vasco Cordeiro o Presidente do Governo Regional dos Açores, defendeu na sua intervenção no Comité das Regiões, a implementação de uma Estratégia “ampla, mais coerente e ambiciosa” na UE, dirigida ao turismo costeiro, no sentido do seu desenvolvimento a nível local, fomentando o crescimento e a criação de emprego.

Para impulsionar o setor do turismo, é crucial conceber uma estratégia que satisfaça as necessidades específicas de cada região costeira e marítima. A UE deve orientar os seus esforços para incentivar as regiões costeiras, cujas economias dependam fortemente do turismo, a explorarem os seus serviços e produtos locais e regionais únicos, protegendo simultaneamente o ambiente.

A promoção da diversificação poderá resolver o problema da sazonalidade, atraindo turistas ao longo de todo o ano e fomentando deste modo as economias locais.

Tendo em conta a recente atribuição à sua região do prémio “Quality Coast Award” de excelência no turismo sustentável, o presidente do Governo Regional acrescentou que: “As regiões costeiras têm de tirar partido da sua riqueza cultural e ambiental. Além disso, é necessário partilhar conhecimentos e experiências e investir em programas de formação profissional, em especial para os jovens, a fim de diversificar o setor e reduzir a dependência excessiva do turismo na época alta”.

O Comité assinala que é importante melhorar a cooperação regional tendo em vista a partilha de conhecimentos sobre o turismo, e manifesta-se preocupado com as fracas ligações e infraestruturas de transportes em algumas regiões costeiras, especialmente aquelas que dependem do transporte aéreo, como é o caso das ilhas, o que limita o fluxo de turistas e, por conseguinte, retrai o crescimento e solicita que o orçamento da UE para 2014-2020, disponibilize financiamento suficiente para apoiar o turismo nas regiões costeiras e reforçar as suas infraestruturas sustentáveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.