Site icon Ipressjournal

Veados da Birmânia nascidos no Jardim Zoológico

Veados da Birmânia nascidos no Jardim Zoológico

Jardim Zoológico de Lisboa / Veados da Birmânia (Rucervus eldii thamin)

O Jardim Zoológico de Lisboa, voltou a ser maternidade de várias espécies, com destaque para os seis pequenos Veados da Birmânia (Rucervus eldii thamin), três machos e três fêmeas, que vêm trazer esperança a uma espécie em declínio.

Classificado como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Veado-da-birmânia encontra-se ameaçado atualmente sobretudo pela perda do habitat de floresta no centro do Myanmar, e pela caça para a obtenção das suas hastes como troféu. Estas, não são mais do que extensões do crânio que atingem o seu auge por altura da primavera e servem para que os machos possam impor a sua dominância na luta pelas fêmeas na época de acasalamento. Estas estruturas ósseas cobertas por pelo, acabam por cair no fim da época reprodutiva, coincidente com esta altura do ano.

Jardim Zoológico de Lisboa / cervídeos asiáticos Áxis (Axis axis axis)

Na mesma instalação dos Veados-da-birmânia, habitam os Áxis (Axis axis axis), pequenos cervídeos asiáticos que registaram também três nascimentos. Esta é uma espécie classificada como Pouco Preocupante pela IUCN, no entanto, a sua sobrevivência depende de um frágil equilíbrio estabelecido com as comunidades locais, assim como da existência de áreas protegidas no seu habitat.

O Jardim Zoológico convida a uma visita para conhecer os mais recentes membros da família dos cervídeos, num final de ano repleto de surpresas que vão ser desvendadas em breve, no site do Zoo.

Com o Natal a chegar, ofereça um presente único a quem mais gosta, proporcionando um dia inesquecível junto dos 2.000 animais que habitam no Jardim Zoológico. Ao adquirir bilhetes online até ao dia 31 de dezembro, poderá beneficiar de 15% de desconto. Estes bilhetes, apesar de adquiridos em 2020, poderão ser utilizados até ao dia 31 de maio de 2021.

No dia 21 de novembro, o Jardim Zoológico lança ainda um conjunto de diretos com o Biólogo, a partir do canal de YouTube oficial do parque, que irá levar os portugueses aos quatro cantos do mundo. De África à Ásia, passando ainda pela América e Oceânia, junte-se a esta viagem e descubra as mais fascinantes espécies que habitam o nosso planeta.

Ainda até ao final do ano, abra em conjunto com o Zoo as “janelas” de um calendário de advento cheio de surpresas, e descubra as cerca de 300 espécies que habitam na morada mais selvagem da cidade de Lisboa. Ao visitar o Jardim Zoológico está a apoiar a conservação das espécies e dos seus habitats.

Sobre o Jardim Zoológico:

A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliadas a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2020 celebrou 136 anos.

Partilhe:
Exit mobile version