Home » Sítios & Viagens » Premios* » Vencedores da 6ª edição do Prémio Nacional de Turismo 2024
Vencedores da 6ª edição do Prémio Nacional de Turismo 2024

Vencedores da 6ª edição do Prémio Nacional de Turismo 2024

Os vencedores do Prémio Nacional de Turismo 2024, foram distinguidos numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, de vários protagonistas do setor do turismo, membros dos Comités e do Júri da iniciativa.

O Prémio Nacional de Turismo 2024, uma iniciativa do BPI e do Expresso, premiou projetos de excelência nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.

Por decisão do júri, o Prémio Personalidade foi atribuído, pela primeira vez, a duas personalidades: Bernardo Trindade, administrador do Grupo Porto Bay e Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve, distinguido a título póstumo.

Bernardo Trindade, administrador do Grupo Porto Bay, foi escolhido pelo seu impacto no turismo em Portugal e no setor hoteleiro. Além de administrador neste grupo hoteleiro, foi Secretário de Estado do Turismo entre 2005 e 2011 e, em abril de 2022, foi eleito presidente da Associação de Hotelaria de Portugal.

Paulo Pinheiro, que faleceu em julho de 2024, idealizou e empreendeu a construção do Autódromo Internacional do Algarve, e também foi o responsável pelo regresso, em 2020, do Campeonato do Mundo de MotoGP e da Fórmula 1. Em setembro deste ano, o Governo, através de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, atribuiu a Paulo Pinheiro a Medalha de Mérito Turístico, Grau Prata. A nomeação e distinção, a título póstumo, pelo júri do Prémio Nacional de Turismo, reconhece o legado de Paulo Pinheiro e o contributo que deu para o desenvolvimento do turismo na região do Algarve.

Nas cinco categorias a concurso, o Júri elegeu os seguintes projetos nacionais comprometidos em promover um turismo de excelência:

Turismo Autêntico

Agroturismo na Fajã dos Padres: Empreendimento turístico localizado na Ribeira Brava, na ilha da Madeira, que compreende a recuperação de nove antigas casas coloniais em alojamentos T1. Esta propriedade apenas é acessível através de teleférico.

Turismo Gastronómico

Oh! My Cod Food & Cultural Food Tours: Empresa que oferece tours e experiências gastronómicas e culturais em Lisboa, Açores e Alentejo para pequenos grupos de até 10 pessoas, promovendo uma abordagem holística e consciente do turismo e da gastronomia.

Turismo Inclusivo

Parque Biológico Serra da Lousã – Turismo com propósito social: Este projeto regional tem vindo a investir significativamente na melhoria das acessibilidades, tendo apostado em 2009 no “Turismo com propósito social”. Inclui o Parque Biológico, um Templo Ecuménico, o Restaurante Museu da Chanfana, a Cafetaria Museu do Mel e o Conimbriga Hotel do Paço. Este parque representa a maior amostra de fauna selvagem e agropastorícia tradicional de Portugal.

Turismo Inovador

Turismo Industrial de S. João da Madeira: Projeto focado na organização de visitas guiadas a fábricas e instituições que compõem o tecido empresarial de São João da Madeira. Podem-se explorar instalações de indústrias ativas e edifícios de indústrias desativadas que foram reabilitadas enquanto museus, galerias ou núcleos históricos.

Turismo Sustentável

Herdade da Malhadinha Nova – Propriedade familiar estabelecida em 1998 no Alentejo e reconhecida pela produção de vinhos de alta qualidade. A herdade oferece uma experiência completa de agroturismo de luxo, incluindo alojamento, gastronomia e diversas atividades relacionadas com a natureza e enologia=.

O Prémio Nacional do Turismo

O PNT é uma iniciativa do BPI e do Expresso, que tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A iniciativa anual conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP e o apoio da Deloitte, como knowledge partner. A qualidade das candidaturas foi avaliada por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diversos quadrantes da sociedade portuguesa e principais players no setor. A inovação, a sustentabilidade e o impacto dos projetos são alguns dos critérios transversais utilizados para avaliar e eleger os vencedores.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.