Site icon Ipressjournal

A VER VAMOS E NÓS POR CÁ…

Leopardo do Gilé

Depois de um dos cabecilhas dos raptos que aconteciam diariamente ao ritmo de 5 (cinco) por dia, ter sido segundo informação policial, morto devido a um ajuste de contas, a situação aparentemente acalmou, embora ninguém ainda acredite em tal coisa.

A “guerra” segue o seu ritmo com confrontos e escaramuças diárias, sabemos de fontes próximas que existe uma pressão internacional para que se chegue a uma solução rapidamente. A sociedade civil continua a mexer-se também em relação a essa problemática.

Numa coisa todos estão de acordo, guerra não!

Sobre a campanha eleitoral em curso para as autárquicas do dia 20 de Novembro, Felisberto Faife, director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), referiu que mau grado alguns incidentes está a decorrer de forma normal, desejável e pacífica, afirmou que, “Acreditamos que este espírito de colaboração dos próprios partidos políticos, coligações e grupos de cidadãos deverá continuar até ao fim desta campanha”, adiantando que para a solução de irregularidades existem mecanismos próprios criados e aprovados em unanimidade pela CNE (Comissão Nacional de Eleições), STAE e partidos políticos. “A CNE e o STAE não têm mandato directo para agir em determinadas circunstâncias, e em termos legais há orientações sobre como proceder em caso de violação”, frisou.

Tal garantia foi dada esta quarta-feira em Maputo pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE). Segundo Faife, actualmente estão a ser formados 25 mil candidatos, ainda que só 21.460 serão apurados, que vão trabalhar nas 4.292 mesas das assembleias de voto. O director-geral do STAE também garantiu que o material eleitoral já se encontra nas províncias, e que neste momento estão a ser mobilizados os meios de transporte e de segurança para os kits e membros das assembleias de voto.

Assim a campanha para as eleições a Frelimo e o MDM (Movimento Democrático Moçambicano), na ausência da Renamo o MDM, vai discutir com a Frelimo a vitória nestas eleições. Em algumas cidades do país como Beira (segunda maior) e Quelimane (quinta maior), embora seja por aqui muito difícil fazer uma sondagem, crê-se que a MDM, vai vencer com uma certa folga as eleições Autárquicas Locais.

Em relação a capital do país Maputo, a Frelimo, deverá ser a vencedora, mas acredita-se que o eleitorado urbano mais crítico, com mais formação irá punir fortemente a Frelimo.

Contudo na rua diz-se o seguinte: As pessoas vão votar e na hora de colocar o voto, olham bem para os partidos e votam naquele que conhecem melhor. Segundo se afirma, pelo menos naqueles sabemos como roubam! Mas a sociedade moçambicana modificou-se, aparentemente acordou de uma longa letargia…a ver vamos!!!

Por: Leopardo do Gilé, algures em Moçambique
“escreve sem o acordo ortográfico”

Partilhe:
Exit mobile version