Home » Música & Eventos » Verão Azul – Festival de Artes Performativas em Lagos
Verão Azul - Festival de Artes Performativas em Lagos

Verão Azul – Festival de Artes Performativas em Lagos

O Verão Azul – Festival de Artes Performativas arranca esta semana em Lagos, com uma programação que mostra o que de melhor se tem feito nas artes performativas. As sessões de cinema, espectáculos e exposições arrancam hoje no Centro Cultural de Lagos, da Galeria LAR, do Clube Artístico Lacobrigense.

Francisco Camacho apresenta, pelas 21h30 no CCL, “O Rei no Exílio – Remake” espectáculo de dança em que o artista reelabora o universo grotesco, obscuro, sensual e frequentemente vão que preenche as nossas vidas. A peça vive a linha de tensão da ambiguidade das identidades no que é o retrato de um Portugal, irónico, controverso, onde a solidão é permanente.

A noite segue no Clube Artístico Lacobrigense, às 23h, com o concerto duplo dos catalães Za!, duo de rock experimental dos dos multi-instrumentistas Eduard Pou e Pau Rodríguez. A primeira parte será o resultado do workshop que levam a cabo nos 3 dias anteriores com músicos locais a partir dos 13 anos: Na segunda, oportunidade de não perder a sempre mutável e electrizante improvisão que define os artistas Eduard Pou e Pau Rodríguez.

Sábado, dia 21 de Outubro, tempo para conferir os espectáculos de Vera Mantero e João Fiadeiro no Centro Cultural de Lagos, a apartir das 21h30. A noite segue no Clube Artístico Labrigense com o imperdível concerto do trio que junta o arsenal predominantemente percussivo de Gabriel Ferrandini, a languidez irascível do saxofone e da voz de Alex Zhang Hungtai e o omnipresente órgão de David Maranha. Será um momento em que a elevação de Arkestra do Sun Ra ou da Celestrial Communion Orchestra será traduzida através dos ensinamentos físicos da No Wave numa comunhão quase ritualista de ritmos circulares, mantras e gritos de guerra solenes.

A programação de Lagos, que terá a continuação a partir de dia 24 de Outubro em Faro, marca a vontade do festival de cristalizar a razão pela qual foi inaugurado em 2010, ou seja, fortalecer o posicionamento do Algarve enquanto pólo de criação artística contemporânea, afirmando a região como lugar de forte expressão artística e singularidade estética.

Verão Azul – Festival de Artes Performativas conta com direcção artística de Ana Borralho & João Galante e realiza-se em dois momentos de 17 a 28 de Outubro, em vários locais das cidades de Lagos e Faro. É uma produção da casaBranca, integrando o Programa 365 Algarve promovido pelas Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo. Paralelamente à parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lagos e o LAC – Laboratório de Actividades Criativas, conta com a co-produção do Teatro das Figuras em Faro e com a parceria local de diversas estruturas em ambas as cidades – Centro Ciência Viva de Lagos, Cineclube de Faro, Galeria Artadentro, Clube artístico Lacobrigense, Club Farense e Associação Recreativa e Cultural de Músicos, entre outras.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.