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Via Verde acusada de esquema com identificadores

Via Verde acusada de esquema com identificadores

As reclamações contra a Via Verde que estão a chegar ao Portal da Queixa, a denunciar um alegado esquema com identificadores, já originou a duplicação das queixas em Novembro. Os queixosos referem que o email que tem sido enviado repetidamente aos clientes,avisando para substituição do dispositivo, dão como motivo, falhas no funcionamento.

Mas, segundo os consumidores queixosos, os dispositivos estão a funcionar corretamente, descrevendo que se está perante uma tentativa de fidelização forçada, para os quais o argumento de que os dispositivos não estão a funcionar corretamente, é “uma estratégia para o cliente aderir a uma nova modalidade de pagamento mensal, ou anual, sobre o equipamento” denunciando que a empresa “está a agir de má fé e a enganar os clientes”.

Consumidores acusam a Via Verde de “pressão”, “esquema”, “manobra de fidelização” e “burla”

Para a consumidora Flávia Martins – que apresentou reclamação no Portal da Queixa -, “A Via Verde está a agir de má fé para com os utentes no sentido em que está constantemente a enviar e-mails aos consumidores a dizer que os identificadores se encontram com falhas quando isso é mentira, os identificadores em questão passam todos a verde nas portagens e os e-mails são constantes. A Via Verde está a arranjar uma forma de obrigar os consumidores que pagaram os seus identificadores a fazer um plano anual ou mensal de pagamentos para que a sua receita seja sempre efetiva. Isto é burla e estão a obrigar os consumidores a aderir a um serviço que não faz qualquer sentido.”

“É manobra da empresa para fidelização de clientes”

O consumidor Jorge Ribeiro refere na sua reclamação que a comunicação da Via Verde não tem fundamento: “Recebi um email e mensagem no dia 29-10-2022 da Via Verde para regularizar situação, a dizer que o meu identificador não estaria a funcionar corretamente e que seria necessário a sua substituição. O meu identificador continua a registar as passagens sem problema algum e a acender a luz verde. Tenho encontrado muitas pessoas na mesma situação, acho que se trata de uma manobra/estratégia para obrigar o cliente a estar fidelizado a um serviço, tal como se fosse uma subscrição ou seja a modalidade compra acaba e passa haver aluguer, mensal ou anual. Quando não existe concorrência, abusa-se e não há controle. Neste momento, de acordo com as opções dadas, a opção de compra já não se encontra disponível penso que seja no mínimo curioso fazer o aviso que o identificador não regista para terem mais uma subscrição mensal, anual ou só quando utiliza.”

“Pressionam para novo contrato e ameaçam que vão desligar aparelho”

Carlos Mo queixa-se de “pressão por parte da empresa”: A Via Verde está a mandar emails automáticos a avisar de anomalias no aparelho identificador o que é falso. O aparelho sempre funcionou perfeitamente e está a passar sempre verde. Já avisei várias vezes a via verde que não se passa qualquer problema e não me é dada qualquer informação de qual é a avaria, apenas tentativas repetidas de passar para um sistema de subscrição. Isto afigura-me como uma tentativa com base em mentira para “prender” o cliente a um novo contrato agora com base em ameaça que vão desligar o aparelho em questão.”

Portal da Queixa /CS

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