Home » Gastro & Vinhos » Restaurantes & Bares » Viagem pelos sabores de Setúbal no Wine Corner
Viagem pelos sabores de Setúbal no Wine Corner

Viagem pelos sabores de Setúbal no Wine Corner

Queijos artesanais produzidos em Azeitão, peixes e mariscos pescados em Sesimbra e no rio Sado e mel de rosmaninho oriundo da serra da Arrábida. A nova carta de Verão do restaurante Wine Corner by José Maria da Fonseca, integrado na Casa-Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, enaltece os sabores regionais, reforça o recurso a fornecedores locais e aposta em produtos da época.

Para acompanhar as sugestões do chef consultor Luís Barradas, à garrafa ou ao copo, existem cerca de 80 vinhos produzidos pela José Maria da Fonseca, que vão desde a Península de Setúbal ao Alentejo, sem esquecer o Douro.

Desde o início do Wine Corner que optámos por apostar em produtos da época, respeitando a sua sazonalidade, e que contem a história gastronómica da nossa região. Queremos promover o que de melhor se faz e produz nesta região, proporcionando refeições deliciosas e que privilegiam o nosso compromisso com a sustentabilidade. A nossa aposta em parceiros locais, como é o caso da queijaria artesanal Ortodoxo e as conservas Belmar, é uma viagem gastronómica, desde a origem até chegarmos à mesa”, refere Sofia Soares Franco, responsável de Enoturismo e Comunicação da José Maria da Fonseca.

Para apreciar durante os dias mais quentes, na esplanada solarenga ou nas salas do Wine Corner, existem vários pratos a estrear-se na carta: Coração de Burrata (produzida pela queijaria artesanal Ortodoxo) da Arrábida com tomate e pesto, Mexilhões de Sesimbra com caril verde, Ameijoas do Sado à Bulhão Pato, Sopa de Peixe à Setubalense ou Conserva de Sardinha Belmar com puré de funcho. Para fazer as delícias dos mais gulosos, a nova carta inclui ainda uma Tarte de pêssegos, mel de rosmaninho da Arrábida, pólen e gelado de Moscatel Alambre, um vinho generoso produzido pela José Maria da Fonseca, que se tornou numa das suas marcas mais emblemáticas.

A minha ligação a Setúbal é umbilical, até porque foi nesta cidade que eu nasci. Considero que o peixe e o marisco pescados no Sado são dos melhores que temos na nossa costa atlântica e sempre prezei pelos produtos locais. Quis reforçar esta ligação à região, quando preparei esta ementa de verão, e poder contar com fornecedores locais, é um privilégio para mim”, afirma o chef consultor Luís Barradas.

As opções não ficam por aqui e os pratos bestsellers mantêm-se na carta: o delicioso bacalhau dourado à Maria da Serra, o típico choco frito à antiga com maionese e lima, o tataki de atum ou uma presa de porco ibérico, molho de pimentos, amêijoa, coentros e milho frito. Na lista de sobremesas, a famosa e típica torta de Azeitão, a Mosca na mousse e ainda a pera bêbeda, crumble da Piedade, gelado de queijo de Azeitão com redução moscatel José Maria da Fonseca também se mantêm.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.