Home » Sociedade » Notícia* » Viaturas seculares dos Bombeiros expostas no Colombo
Viaturas seculares dos Bombeiros expostas no Colombo
Viaturas seculares dos Bombeiros expostas no Colombo

Viaturas seculares dos Bombeiros expostas no Colombo

O Centro Colombo em Lisboa, expõe as primeiras viaturas motorizadas utilizadas em Lisboa pelo Regimento de Sapadores Bombeiros. As cinco viaturas dos bombeiros, das quais a mais antiga será um Brasier de 1906, vão estar expostas até 2 de março, na Praça Central do Centro.

Consegue identificar um Brasier de 1906, um Zust de 1908 ou um Mercedes-Benz de 1931? E se lhe falarmos num Auto Primeiro Socorro em Lisboa, num Auto-Bomba ou num Auto Comandante de Companhia? O Centro Colombo e o Regimento de Sapadores Bombeiros convidam-no a ficar a conhecer cinco exemplares raros das primeiras viaturas motorizadas utilizadas na cidade de Lisboa.

Estas peças, representativas de uma nova era tecnológica – a motorização dos meios de socorro – fazem parte da exposição “Há Fogo! Há Fogo! Acudam, acudam!”, patente no Picadeiro Real em Belém, antigo edifício do Museu Nacional dos Coches. Desta exposição faz parte ainda uma Bomba a Vapor Shand, Manson & Co., do final do séc. XIX, antecessora mecânica das viaturas motorizadas, fazendo a ponte com as viaturas não motorizadas e equipamentos dos finais do séc. XVII ao início do séc. XX.

E para assinalar o início da exposição no Centro Colombo a Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa vai atuar no dia 22 de fevereiro, às 17H00, na Praça Central, com um reportório bem conhecido do público: Rhythm Explosion, Queen Greatest Hits, The Saints Halleluyah, entre outras.

Com acesso gratuito todos os visitantes do Centro Comercial podem ficar a conhecer como eram combatidos os incêndios no início do século XX e ver as primeiras viaturas motorizadas do Regimento de Sapadores Bombeiros na Praça Central, entre as 10h00 às 24h00, até ao dia 2 de março.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.