Site icon Ipressjournal

Vídeo-consultas de saúde desde o início da pandemia

Vídeo-consultas de saúde desde o início da pandemia

Crd imagem: Tumisu por Pixabay (FIOpt)

O Barómetro da Vida Digital dos Portugueses, realizado pela Celside Insurance, conclui que 25% dos portugueses já realizou uma vídeo-consulta com um profissional de saúde deste o início da pandemia.

Na véspera do Dia Mundial da Saúde, o estudo vem deitar alguma luz sobre o impacto da pandemia, e da tecnologia, na relação dos portugueses com a saúde. Entre os inquiridos que realizaram vídeo-consultas, a maioria fê-lo através do smartphone (16%), seguido do computador (7%) e tablet (4%).

Desde o início da pandemia, a grande maioria dos portugueses (91%) consulta informação relacionada com saúde, e quase metade (49%) fá-lo pelo menos uma vez por dia. A chegada da pandemia alterou também os hábitos de uso do telemóvel: 86% utiliza o smartphone para obter informação sobre a COVID-19.

O estudo revela que 23% dos portugueses utilizaram pela primeira vez o smartphone para algo novo, e os temas relacionados com a saúde estiveram entre as novidades. 36% instalaram pelo menos uma app de saúde desde o início da pandemia, e para 21% foi mesmo uma estreia, já que não tinham nenhuma instalada no período pré- COVID-19. Em termos de hábitos de consumo, o estudo indica um aumento de 14% na compra online de medicamentos, artigos de farmácia e parafarmácia, e um crescimento idêntico na compra de máscaras e álcool gel.

O inquérido foi realizado pela Celside Insurance, líder europeia em seguros para telemóveis e dispositivos multimédia, em parceria com a Boutique Research, Market Research Company of the Year 2020/2021. Foram realizadas 800 entrevistas online a indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal, amostra proporcional à população portuguesa em termos de sexo, idade e região. O trabalho de campo foi realizado entre 12 e 17 de Fevereiro de 2021.

Partilhe:
Exit mobile version