Home » Atualidade » Nacional » VII Congresso Internacional “A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes”

VII Congresso Internacional “A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes”

Manuela Aguiar, antiga Secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas, preside esta sexta feira (12) na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ao encerramento do VII Congresso Internacional “A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes em Portugal e na Diáspora: Mobilidades, Tempos e Espaços”.

Num contexto de globalização e de crescente mobilidade humana, assiste-se ao forte aumento da migração internacional, diversificação dos fluxos, aumento da imigração feminina, alteração dos contextos económicos e políticos que condicionam os processos de expatriação, os fluxos migratórios de saída e de retorno e a sua integração. Neste sentido, “Mulheres Migrantes, Representações, Cinema e Redes Sociais” será o tema a abordar no último dia do congresso, cuja moderação estará a cargo de Aissa Kadri (Institut Maghreb-Europe, Université Paris 8, França) e de Natália Ramos (Universidade Aberta, CEMRI).

A sessão contará com a presença dos investigadores internacionais Lotfi Maherzi (Universidade Versailles, França), María Antonia García de León, Martín Gómez-Ullate (Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Educação & Universidade de Extremadura (UNEX), Espanha) e Yolande Govindama (Universidade de Rouen, França).

Manuela Aguiar, antiga Secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas e Presidente da Assembleia Geral da Associação “Mulher Migrante” será a responsável pelo encerramento do evento.

As “Novas Migrações e Perspetivas de Género” foi o tema de abertura do congresso, ontem, que contou com a moderação de Maria da Conceição Pereira Ramos (Faculdade de Economia, Universidade do Porto & CEMRI, Universidade Aberta) e com a intervenção de Aissa Kadri, Maria Beatriz Rocha-Trindade (Universidade Aberta, CEMRI) e Driss Assouguem (Faculté Polydisciplinaire de Safi, Marrocos).

O VII Congresso Internacional “A Vez e a Voz das Mulheres Migrantes em Portugal e na Diáspora: Mobilidades, Tempos e Espaços” é organizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade Aberta (CEMRI) e a Universidade de Coimbra (CEIS20/GRUPOEDE). O seu objetivo passa por acolher e colocar em diálogo investigadores dos mais variados domínios científicos que realizam trabalho dentro e fora do nosso país em temáticas associadas às diásporas, migrações e questões de género, com repercussões na sociedade, no mercado de trabalho, na economia dos países de origem e nos países de acolhimento, e importantes para a reflexão científica e para a elaboração de estratégias e políticas públicas de integração e de desenvolvimento.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.