Site icon Ipressjournal

Vila do Bispo instala desfibrilhadores na via pública

Vila do Bispo instala desfibrilhadores na via pública

Vila do Bispo já formou 24 operacionais em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, uma iniciativa que visa a instalação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE), na via pública.

A primeira fase de do projeto, que teve início com os primeiros 24 formandos, foi constituido por colaboradores da Autarquia, da Santa Casa de Misericórdia, empresários locais e militares da GNR de Vila do Bispo.

A Autarquia instala para já duas cabines DAE na via pública, uma na freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, em frente ao Centro Cultural, e a segunda na freguesia de Sagres, na Avenida Comandante Matoso, que estarão equipadas com 1 desfibrilhador automático externo.

Globalmente o concelho conta com o total 74 colaboradores (Operacionais DAE), dos quais 50 são Bombeiros Voluntários do corpo de Vila do Bispo, habilitados a utilizar os DAEs em caso de paragem cardiorrespiratória.

Os DAEs são dispositivos eletrónicos portáteis que em situações de paragem cardiorrespiratória analisam o ritmo cardíaco e nas situações indicadas aplicam um choque elétrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima.

A paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. Em Portugal estima-se que ocorram 10.000 casos todos os anos, acontecendo quase sempre de forma súbita, inesperada e fora do meio hospitalar. Na grande maioria dos casos o único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica (choque) e o fator mais importante para o sucesso da intervenção é o tempo que decorre entre o colapso da vítima e o início de manobras de Suporte Básico de Vida e a utilização de um desfibrilhador.

Partilhe:
Exit mobile version