Home » Gastro & Vinhos » Vinhos » Vinhos de Setúbal regressam ao Pátio da Galé
Vinhos de Setúbal regressam ao Pátio da Galé

Vinhos de Setúbal regressam ao Pátio da Galé

Os vinhos da Península de Setúbal vão apresentar-se, de 9 a 11 de dezembro, no centro de Lisboa, para mais uma edição do evento Vinhos no Pátio.

Numa ação conjunta com a CVRLisboa, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) estará representada com 13 produtores – Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Herdade da Barrosinha, Adega de Pegões, Adega Fernão Pó, Quinta do Monte Alegre, Venâncio da Costa Lima, Bacalhôa, Herdade Canal Caveira, Quinta de Catralvos, Serenada, FR Winemaker e Herdade da Arcebispa.

A programação do evento promovido pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e pelas Comissões Vitivinícolas das Regiões (CVR) de Lisboa e da Península de Setúbal, com produção da EV-Essência do Vinho, contará com masterclasses e workshops sobre Moscatéis de Setúbal, o Castelão, a casta tinta rainha na Península de Setúbal – o Castelão, vinhos para o Natal, entre outros temas.

Na sexta-feira, dia 9 de dezembro, as portas abrem às 17h e encerram às 22h. No sábado, os visitantes podem visitar os Vinhos no Pátio entre as 15h e as 22h e no domingo, dia 11 de novembro, entre as 14h e as 19h. A entrada no evento tem um custo de 5€, com oferta de copo oficial de provas. A participação nas masterclasses e workshops é gratuita, com inscrições no local e sujeita ao número de lugares disponíveis.

PROGRAMA

9 de dezembro – 6ª feira

17h30 – Masterclass

Raridades de Lisboa e de Setúbal (CONVIDADOS PROFISSIONAIS)

Manuel Moreira – Revista de Vinhos

Há castas que já correram risco de extinção e outras que durante longos períodos foram menosprezadas até serem verdadeiramente compreendidas. Nesta prova reunimos vinhos de castas como Moscatel Roxo, Tinta Miúda, Ramisco, Tamarez e Vital, entre outras, que reforçam o sentido de palavras como autenticidade ou diversidade.

19h00 – Workshop

Lisboa e Setúbal: vinhos das areias e vinhos de calcário

Manuel Moreira – Revista de Vinhos

20h00 – Masterclass

Lisboa: o nervo atlântico

Manuel Moreira – Revista de Vinhos

A variedade de solos, o relevo ondulado de um multiplicidade de encostas e consequentes exposições solares, a proximidade ao oceano e as brisas salgadas, a influência de serras… De um pouco de tudo isto é feito o ADN dos vinhos de Lisboa, comprovadamente frescos, de boa acidez e mineralidade, com longevidade em garrafa.

10 de dezembro – sábado

16h00 – Masterclass

Célia Lourenço – Revista de Vinhos

Grande Prova de Moscatéis de Setúbal

Os Moscatéis de Setúbal integram por mérito próprio o quarteto dos grandes vinhos fortificados do nosso país. Seduzem pelos aromas encantadores, surpreendem pelo equilíbrio entre doçura e frescura, notabilizam o ofício da enologia pela perenidade que lhe é transmitida pela arte do blend e do estágio.

17h30 – Workshop

Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças!

Manuel Moreira – Revista de Vinhos

19h00

Quando Duas Regiões Casaram com o Mundo

Manuel Moreira – Revista de Vinhos

Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier, Cabernet Sauvignon, Malbec, Petit Verdot, Syrah… Sem preconceitos, a região de Vinhos de Lisboa e a Península de Setúbal têm sabido adotar castas ditas internacionais, que resultam em vinhos francamente surpreendentes.

19h30 – Workshop

Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!

Célia Lourenço – Revista de Vinhos

20h30

Animação Musical

11 de dezembro – domingo

15h00 – Masterclass

Setúbal: o Castelão que é Periquita

Célia Lourenço – Revista de Vinhos

A casta Castelão, conhecida por Periquita na Península de Setúbal, permite uma notável diversidade de vinificações: espumantes, rosés, tintos leves, tintos de guarda. Nesta prova apresentam-se exemplares que comprovam a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas, que em Setúbal é protagonista maior.

17h30 – Masterclass

Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa

Célia Lourenço – Revista de Vinhos

Da Malvasia de Colares aos vinhos de Carcavelos, do Medieval de Ourém à Aguardente da Lourinhã. Feliz da região que possui tão distintas joias, nem sempre conhecidas da generalidade do público. Uma oportunidade também por isso única para despertar consciências.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.