Site icon Ipressjournal

Vinhos e doçaria no Festival do Moscatel em Palmela

Vinhos e doçaria no Festival do Moscatel em Palmela

Vinhos e doçaria no Festival do Moscatel em Palmela

O Cine-teatro S. João em Palmela, é palco de mais uma edição do Festival do Moscatel, a 3 e 4 de dezembro, certame que reune os principais produtores de Moscatel de Setúbal.

A programação do Festival, que integra uma mostra, prova e venda de Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo e de brancos, tintos e espumantes elaborados a partir da casta Moscatel de Setúbal, conta com muita animação, provas orientadas por enólogos, show cookings, conferências, animação musical, demonstração e prova de cocktails com base de Moscatel.

A doçaria regional, as compotas e os licores também marcam presença, sendo de sublinhar uma prova de Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, acompanhados pelos novos Bombons de Moscatel de Setúbal, numa parceria entre a Quinta do Piloto e a Confeitaria S. Julião.

No dia 3, às 18h30, destaque, também, para o Brinde comemorativo do 5.º aniversário da distinção de “Palmela Cidade Europeia do Vinho 2012” e para a entrega de diplomas aos produtores do concelho de Palmela premiados no XV Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”. Na vila, uma Rota dos Petiscos e Moscatéis oferece novas oportunidades de degustação e visita.

Com entrada livre, este será um momento privilegiado de promoção e visibilidade para o Moscatel de Setúbal DOC e para a dinamização da economia local, proporcionando a quem nos visita a oportunidade de adquirir produtos de grande qualidade para degustar ou oferecer na quadra festiva.

O certame organizado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal, conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Caixa de Crédito Agrícola de Entre Tejo e Sado.

O Moscatel de Setúbal

A área produtora de Moscatel de Setúbal foi demarcada em 1907 por Decreto de 10 de Maio, confirmado mais tarde pelo Decreto de 1 de Outubro de 1908. No entanto, é historicamente conhecida a sua produção e exportação há vários séculos, em particular, para Inglaterra. Elaborado a partir das uvas Moscatel de Setúbal, que lhe dão o nome, este vinho doce e aromático é extremamente versátil, podendo ser servido como aperitivo ou digestivo. Nos últimos anos, várias marcas produzidas no concelho de Palmela e na região têm sido reconhecidas internacionalmente, nomeadamente, no concurso “Muscats du Monde”, afirmando o Moscatel de Setúbal como um dos melhores do mundo.

Partilhe:
Exit mobile version