Home » Atualidade » Nacional » Visita oficial da Presidente do PE a Portugal
Presidente do PE visita oficialmente Portugal

Visita oficial da Presidente do PE a Portugal

Roberta Metsola, a Presidente do Parlamento Europeu, visita oficialmente Portugal esta quinta e sexta feira, a convite do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Do programa da visita, está prevista na quinta feira, uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e com atletas da Equipa Portugal no Comité Olímpico de Portugal.

Está igualmente prevista ainda na quinta feira, a visita à Câmara Municipal de Lisboa, onde será recebida por Carlos Moedas, e à Fundação Champalimaud, onde terá Leonor Beleza, com anfitriã.

Na sexta-feira, Metsola reúne-se com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Mais tarde encontra-se com um grupo de jovens no Jardim da Estrela e encerra as Conferências do Estoril com uma intervenção sobre “The World Ahead”.

Roberta Metsola nasceu em Malta em 18 de janeiro de 1979, é eurodeputada desde 2013 e a presidente mais jovem do Parlamento Europeu. Foi eleita primeira vice-presidente do PE em novembro de 2020, tendo ocupado interinamente a presidência após a morte de David Sassoli, em 11 de janeiro. É a terceira mulher a presidir ao PE, depois de Simone Veil (1979-1982) e de Nicole Fontaine (1999-2002).

Após a sua eleição, disse “quero que as pessoas readquiram um sentido de crença e entusiasmo pelo nosso projeto. […] Caros Europeus, nos próximos anos, as pessoas em toda a Europa procurarão na nossa instituição liderança e direção, enquanto outros continuarão a testar os limites dos nossos valores democráticos e princípios europeus. Temos de lutar contra a narrativa anti-UE que se instala tão facilmente e tão rapidamente. A desinformação e a informação errónea, amplificadas ainda mais durante a pandemia, alimentam um cinismo fácil e soluções baratas de nacionalismo, autoritarismo, protecionismo, isolacionismo”, acrescentou. “A Europa é precisamente o oposto”, disse a presidente Roberta Metsola. “Trata-se de todos nos defendermos uns aos outros, aproximando os nossos povos. Trata-se de defendermos os princípios das nossas mães e dos nossos pais fundadores, que nos conduziram das cinzas da guerra e do holocausto à paz, à esperança e à prosperidade. Há 22 anos, Nicole Fontaine foi eleita, 20 anos depois de Simone Veil. Não passarão mais duas décadas até a próxima mulher estar aqui”, disse.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.