Home » Cultura » Património » Visitas às Ruinas Romanas de Tróia na próxima sexta feira
Visitas às Ruinas Romanas de Tróia na próxima sexta feira

Visitas às Ruinas Romanas de Tróia na próxima sexta feira

As “Ruinas Romanas de Tróia”, anunciam um dia Aberto na próxima sexta feira (7) para visitar os novos trabalhos naquele sítio arqueológico, um convite a descobrir o desenvolvimento das investigações ali realizadas.

Com o retomar de escavações e a reabertura ao público das Ruínas Romanas de Tróia, surge a oportunidade única de vir saber um pouco mais sobre os trabalhos que decorrem neste sítio milenar e que os visitantes poderão experienciar in loco no dia 7 de Maio, sexta-feira.

As escavações, iniciadas em Abril, revelam já ocupações anteriores ao chamado Palácio Sottomayor e permitem um melhor planeamento dos futuros trabalhos de valorização desta área da península de Troia. O antecipar dos trabalhos arqueológicos, previstos na Declaração de Impacte Ambiental da UNOP 4, permite que esta área, de elevado valor patrimonial material e imaterial, seja devidamente enquadrada e protegida e que os trabalhos de valorização não sejam interrompidos ou provoquem custos elevados em alterações de projecto durante o decorrer de futuras obras.

Segundo a responsável pelo sítio arqueológico, Dra. Inês Vaz Pinto, “na sequência da pandemia que permitiu uma fase intensa de trabalhos de inventariação e estudo de peças, e de elaboração de relatórios científicos, podemos agora retomar os trabalhos de campo e conhecer mais um pouco sobre a história de Troia”.

Em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, 6 alunos do 1º ano de Animação e Intervenção Sociocultural irão orientar visitas às diversas áreas de escavação. As visitas terão um número limitado de participações, pelo que requerem inscrição, através do email arqueologia@troiaresort.pt. Cumprindo-se as recomendações da DGS e o ainda desejável distanciamento social, os grupos não terão mais de 10 pessoas, sendo possível inscrever-se nos seguintes horários: 10h; 11h; 11h30; 14h30; 15h e 16h.

Será assim possível, no dia 7 de Maio, vislumbrar o passado desta área da península de Troia, posto a descoberto temporariamente pelas novas investigações, onde a evidência da ocupação de época contemporânea tem ganho nova dimensão e revelado interessantes dados sobre uma época mais recente do sítio arqueológico.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.