Home » Desporto » Competições » Vitória de João Ferreira no BP Ultimate Baja TT ACP
Vitória de João Ferreira no BP Ultimate Baja TT ACP

Vitória de João Ferreira no BP Ultimate Baja TT ACP

Com uma mão cheia de pilotos em luta direta pela vitória, a BP Ultimate Baja TT ACP 2022, segunda prova do calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, foi rica em emoção.

Depois de dois dias e de 275 quilómetros de percursos desenhados nas pistas de terra e de areia do litoral alentejano, vitória de João Ferreira (Mini), a segunda da carreira – e consecutiva – do jovem piloto de Leiria. João Ramos (Toyota) e Alejandro Martins (Mini) terminaram nos restantes lugares do pódio, enquanto João Monteiro triunfou nos SSV e David Megre nas Motos.

O mais competitivo campeonato de todo terreno da Europa está bem e recomenda-se, como confirmou a BP Ultimate Baja TT ACP, uma organização do Automóvel Club de Portugal. Se a qualidade e quantidade da lista de inscritas já deixava antever uma prova emocionante, a verdade é que as expetativas não foram defraudadas, com cinco pilotos a protagonizarem uma emocionante luta pela vitória. Um espetáculo a que assistiram milhares de espetadores.

Se, na etapa inaugural da BP Ultimate Baja TT ACP, a dupla João Ferreira/David Monteiro se quedou pelo quarto lugar, ontem (domingo), o jovem piloto de Leiria foi o mais rápido no setor seletivo de 157,88 quilómetros, com um tempo que lhe permitiu conquistar o triunfo, o segundo da carreira e consecutivo. Ou seja, duas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e outras tantas vitórias para o piloto do Mini.

“Estou muito contente com esta nova vitória. Hoje, fizemos o segundo setor seletivo sempre a atacar e a ganhar tempo aos nossos adversários, numa toada forte que não tínhamos conseguido impor ontem. Foi, apesar de tudo, uma prova difícil, com alternância de partes rápidas e outras com areia, o que nos obrigou a mudar de ritmo constantemente. Ainda demos um toque numa árvore, que nos fez pensar que poderíamos não chegar ao fim, mas chegámos, pelo que estamos satisfeitos com este excelente resultado”.

Apesar de reconhecer dificuldades em impor um ritmo mais forte na derradeira etapa, a dupla João Ramos/Filipe Palmeiro (Toyota Hilux) conquistou o segundo lugar, um resultado que serve as suas aspirações em termos de campeonato.

“Depois das cautelas de sábado, o dia de ontem foi um pouco mais complicado. Na primeira metade do segundo setor seletivo perdi imenso tempo e não tive confiança com o excesso de informação que ia recebendo e as sucessivas neutralizações que havia no percurso, que obrigavam a quebrar o ritmo, que já não era bom. Depois, na parte final ainda apanhámos um pouco do pó do Baumgart, mas conseguimos passá-lo e, a partir daí, atacámos ao máximo na areia para irmos buscar o segundo lugar. Fomos bem-sucedidos, por isso, estamos satisfeitos”, sublinhou João Ramos.

Depois do quinto lugar no primeiro dia, a dupla Alejandro Martins/José Marques (Mini) protagonizou uma boa recuperação na derradeira etapa, conquistando o último lugar do pódio. “No sábado, com o acidente que houve nos últimos 10 quilómetros, perdemos imenso tempo e desconcentrámo-nos. Mas, ontem, foi tudo normal, o que nos permitiu fazer o segundo lugar na etapa. Por isso, estamos contentes. Agora, vamos tentar lutar pelo título e pelos melhores resultados, prova a prova”.

No regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, depois da participação no Dakar, Miguel Barbosa (Toyota Hilux) foi o quarto classificado, precedendo Luís Portela Morais (1º Grupo T4), o brasileiro Cristian Baumgart (problemas na Toyota Hilux relegaram-no da luta pela vitória na última etapa), Francisco Barreto, João Dias (1º Grupo T3), Alexandre Silva e André Amaral, que fechou o grupo dos dez primeiros.

Uma referência, igualmente, para os sucessos de João Franco (Grupo T2) e Nuno Tordo (Grupo T8) nos respetivos grupos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.