Home » Desporto » Ciclismo » Volta a França 2021 vai para a estrada este sábado
Volta a França 2021 vai para a estrada este sábado

Volta a França 2021 vai para a estrada este sábado

O Tour de France volta a acontecer no verão, a prova mítica do ciclismo mundial, vai para a estrada este sábado (26 de Junho), para percorrer as 21 etapas, com chegada a Paris Champs-Elysées, a 18 de Julho.

Em 2021, a 108.ª edição da Volta a França, promete três semanas de grande emoção para seguir no Eurosport, em direto, do quilómetro zero até à meta. São mais de 100 horas de transmissão em direto da prova rainha do ciclismo mundial com a análise de alguns dos melhores especialistas do mundo como Bradley Wiggins, Alberto Contador ou Juan Antonio Flecha. Em Portugal a equipa de comentadores é composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonanici, José Azevedo e Gonçalo Moreira.

O ‘Grand Départ’ do Tour 2021 acontece a 21 de junho em Brest, na região da Bretanha, algo que já não acontecia desde 2008 e termina a 18 de julho, nos Campos Elísios, em Paris. Ao todo, o pelotão enfrenta um total de 3.383 quilómetros divididos por 21 etapas e com apenas dois dias de descanso pelo meio. Como é habitual, a prova conta com muita montanha estando previstas passagens pelo Maciço Armoricano, Maciço Central, Alpes e Pirenéus. O traçado inclui ainda uma passagem pelo Principado de Andorra assim como dois contrarrelógios individuais.

Sobre o Tour

Partida: Brest

Chegada: Paris

– 8 Etapas em Linha

– 5 Etapas de Média Montanha

– 6 Etapas de Alta Montanha (3 delas com chegada em alto – Tignes, Saint-Lary-Soulan col du Portet, Luz Ardiden)

– 2 Contrarrelógios individuais (5.ª etapa: 27km entre Changé e Laval Espace Mayenne; 20.ª etapa: 31km entre Libourne e Saint-Emilion)

– 2 Dias de Descanso

– Etapa mais longa – A 8.ª que liga Vierzon a Le Creusot com um total de 248km.

– Mont Ventoux a dobrar – 11.ª Etapa entre Sorgues e Malaucène inclui duas passagens pelo icónico Mont Ventoux, famoso pela sua paisagem ‘lunar’.

Etapas

26 de junho – Etapa 1: Brest – Landerneau, 187 km
27 de junho – Etapa 2: Perros-Guirec – Mûr-de-bretagne Guerlédan, 182 km
28 de junho – Etapa 3: Lorient – Pontivy, 182 km
29 de junho – Etapa 4: Redon – Fougères, 152 km
30 de junho – Etapa 5: Changé – Laval Espace Mayenne ITT, 27 km
1 de julho – Etapa 6: Tours – Châteauroux, 144 km
2 de julho – Etapa 7: Vierzon – Le Creusot, 248 km
3 de julho – Etapa 8: Oyonnax – Le Grand-Bornand, 151 km
4 de julho – Etapa 9: Cluses – Tignes, 145 km
5 de julho – Dia de Descanso
6 de julho – Etapa 10: Albertville – Valence, 186 km
7 de julho – Etapa 11: Sorgues – Malaucène, 199 km
8 de julho – Etapa 12: Saint-Paul-Trois-Châteaux – Nîmes, 161 km
9 de julho – Etapa 13: Nîmes – Carcassonne, 220 km
10 de julho – Etapa 14: Carcassonne – Quillan, 184 km
11 de julho – Etapa 15: Céret – Andorre-La-Vieille, 161 km
12 de julho – Dia de Descanso
13 de julho – Etapa 16: Pas de la Case – Saint-Gaudens, 169 km
14 de julho – Etapa 17: Muret – Saint-Lary-Soulan Col du Portet, 178 km
15 de julho – Etapa 18: Pau – Luz Ardiden, 130 km
16 de julho – Etapa 19: Mourenx – Libourne, 203 km
17 de julho – Etapa 20: Libourne – Saint-Emilion ITT, 31 km
18 de julho – Etapa 21: Chatou – Paris Champs-Elysées, 112 km

Do quilómetro zero até à meta só no Eurosport!

Em 2017, o Eurosport transmitiu pela primeira vez a totalidade das etapas do Tour do primeiro ao último quilómetro na televisão e on-line através da App do Eurosport. Desde então, os fãs têm acompanhado com ainda maior atenção todas as incidências da prova Rainha do ciclismo mundial. A cada etapa, os fãs podem seguir o pelotão do quilómetro zero até à meta. O Eurosport oferece controlo total da experiência de visualização ao seu utilizador, podendo este assistir a cada momento da corrida, sem anúncios, onde e quando quiser, em qualquer um dos seus dispositivos móveis através a App do Eurosport.

Duelo de compatriotas

O Tour 2021 conta com 184 ciclistas de grande qualidade no pelotão, mas nem todos têm reais hipóteses de conquistar a camisola amarela. Entre os favoritos à vitória nesta edição da corrida francesa destacam-se à cabeça dois atletas: Tadej Pogačar e Primož Roglič.

O ciclismo esloveno vive um momento de grande euforia. Pogačar (UAE Team Emirates), está de regresso a França para defender o título conquistado em 2020. Já Roglič (Jumbo-Visma), tem contas a ajustar com o compatriota depois de no ano passado ter sido batido no contrarrelógio precisamente por Pogačar, deixando fugir o triunfo no Tour.

Mas, estas não são as únicas figuras de destaque na Volta a França 2021. O campeão de 2018, o galês Geraint Thomas, vai liderar uma equipa da INEOS Grenadiers fenomenalmente forte que inclui dois antigos campeões do Giro d’Italia, Richard Carapaz e Tao Geoghegan Hart, bem como o terceiro classificado do Tour 2020, Richie Porte.

Chris Froome está de volta ao Tour. Aos 36 anos, o britânico da Israel Start-Up Nation e quatro vezes da prova espera regressar ao seu antigo nível. Contudo será o canadiano Michael Woods a liderar a equipa para atacar a geral.

Nairo Quintana (Arkéa-Samsic), duas vezes vice-campeão do Tour, compete pela oitava vez na prova rainha e espera fazer um bom resultado assim como o colega colombiano e também vice-campeão Rigoberto Uràn, que vai liderar a EF Education-Nippo.

Já o britânico Mark Cavendish (Deceuninck-Quickstep), segundo ciclista com mais vitórias na história do Tour, pode fazer história e alcançar o recorde de 34 triunfos do belga Eddy Merckx.

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Wout van Aert (Jumbo-Visma), Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), Caleb Ewan (Lotto-Soudal), David Gaudu (Groupama-FDJ), Enric Mas (Movistar), Miguel Ángel López (Movistar), Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick-Step), Arnaud Démare (Groupama-FDJ), Michael Matthews (BikeExchange) ou André Greipel (Israel Start -Up Nation) são outros dos nomes fortes esperados nesta edição do Tour.

Rúben Guerreiro (EF Education – Nippo) e Rui Costa (UAE – Team Emirates) são os únicos portugueses no Tour 2021.

Olivier Bonamici – Comentador de Ciclismo do Eurosport

A pergunta que se impõe antes do Tour é a seguinte: será que um ciclista que não seja esloveno pode ganhar a Volta à França? Em princípio, não! Tadej Pogačar, o menino maravilha de 22 anos, será o favorito número 1. Na estreia ganhou o Tour 2020 de forma estrondosa. E, no início da nova temporada, mostrou que esse triunfo não foi um ‘acidente’. Pogačar conquistou a Volta aos Emirados Árabes Unidos e o Tirreno – Adriático esmagando a concorrência. O compatriota Primož Roglič será o seu principal adversário no Tour. O drama que viveu na última etapa do Tour 2020 marcou todos os adeptos da modalidade e Roglič quererá a vingança. Este ano, à imagem de Egan Bernal antes da Volta à Itália, Roglič optou por não competir, para estar pronto para o Tour. A última corrida de Roglič foi há quase dois meses na Liège-Bastogne-Liège.

Mas os dois eslovenos terão um outro adversário neste Tour 2021. Um adversário chamado INEOS! A equipa com o plantel mais rico do ciclismo mundial: Richie Porte, Geraint Thomas, Richard Carapaz e Tao Geoghegan Hart! Quem será o ciclista da Ineos melhor classificado na geral? Em princípio, Thomas será o líder da equipa britânica, mas a estrada irá ditar quem é realmente o melhor dos 4. Porte ganhou o Criterium du Dauphiné 2021, Carapaz a Volta à Suíça 2021 e Geoghegan Hart o Giro 2020! A INEOS pode ter a chave para vencer a corrida se jogar de forma inteligente conseguir colocar os egos de parte. Um filme de suspense que vamos acompanhar todos os dias no Eurosport!

José Azevedo – Comentador de Ciclismo do Eurosport

O Tour 2021 tem um percurso equilibrado que dá possibilidades a ciclistas de diferentes características de disputar as etapas. Logicamente que para conquistar a geral é preciso ser um bom trepador e esses especialistas são alguns dos favoritos. Mas com 58 quilómetros de contrarrelógio não basta ser forte na montanha e é preciso igualmente ser um bom contrarrelogista.

Na minha opinião as etapas-chave deste Tour 2021 são as duas de contrarrelógio (5.ª e 20.ª), e três de montanha em particular (9.ª em Tignes, 11.ª no Mont Ventoux, 17.ª em Col du Portet e 18.ª em Luz Ardiden).

Os principais favoritos são Tadej Pogačar e Primoz Roglič, mas a equipa da INEOS tem um bloco muito forte, com vários ciclistas que são opção à geral e podem jogar a corrida a seu favor. Estou muito curioso para ver o rendimento de Primoz Roglič, visto que chega ao Tour com mais de dois meses sem competição.

Paulo Martins – Comentador de Ciclismo do Eurosport

A 108.ª edição do Tour de France será a prova mais aberta dos últimos 20 anos, com a incerteza do vencedor final provavelmente até ao contrarrelógio da etapa 20.

Temos a presença de 10 ex-vencedores de Grandes Voltas: Tadej Pogačar e Primoz Roglič, Richard Carapaz, Geraint Thomas e Tao Geoghen Hart, Simon Yates, Alejandro Valverde, Chris Froome e Nairo Quintana.

Os eslovenos, Pogačar e Roglič são os meus favoritos, rodeados de excelentes corredores na montanha. O mesmo pode dizer-se da INEOS e Movistar. Se se juntar ainda, Rigoberto Uran, Bauke Mollema, Esteban Chaves, Rafal Majka, Steven Kruijswijk, Enric Mas, Miguel Angel Lopez, Wilco Kelderman, Richie Porte e Thomas De Gendt, todos ciclistas que terminaram no pódio de Grandes Voltas, então temos a garantia de que este Tour 2021 vai ser um grande espetáculo!

Eurosport / VS / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.