Site icon Ipressjournal

Volta a França em bicicleta de 01 a 24 de julho

A 109.ª edição da Volta a França em bicicleta, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial um dos eventos desportivos mais mediáticos do planeta, vai para a estrada de 01 a 24 de julho.

O Tour 2022 arranca em Copenhaga, capital da Dinamarca, com um contrarrelógio individual de 13 quilómetros seguindo-se mais duas etapas planas perfeitas para os ‘sprinters’ brilharem.

Após um dia de viagem/descanso, o pelotão chega finalmente às estradas francesas a 05 de julho e rumam ao sul. Pelo caminho vão deparar-se com enormes desafios. Estradas de empedrado, ou ‘pavé’, da Paris-Roubaix, subidas duríssimas como o Col du Galibier, Col du Granon, Col du Télégraphe, La Planche des Belles Filles, Col de la Croix de Fer, Alpe d’Huez, Col d’Aubisque ou Hautacam, e um contrarrelógio final desgastante na véspera da chegada a Paris. No meio do percurso, há tempo ainda para curtas passagens pela Bélgica e pela Suíça.

A ESTRELA MAIOR NESTE TOUR

Tadej Pogacar, da equipa UAE é o principal favorito à vitória. O jovem esloveno procura este ano repetir o triunfo alcançado em 2021 e alcançar assim a sua terceira vitória consecutiva no Tour. Em 2021, Pogacar venceu categoricamente, deixando o 2.º classificado, Jonas Vingegaard, a mais de cinco minutos, e o 3.º, Richard Carapaz, a mais de sete. Para este domínio em muito contribuiu o abandono prematuro do também esloveno Primoz Roglic, um dos principais adversários de Pogacar na luta pela camisola amarela. Roglic não superou o mau tempo da Bretanha, sofrendo duas quedas aparatosas que o levaram a desistir do Tour na primeira semana.

Tanto Pogacar como Roglic somam triunfos já esta temporada e a rivalidade nas estradas francesas promete ser enorme.

Entre o pelotão do Tour estarão apenas dois portugueses: Nélson Oliveira (Movistar) e Rúben Guerreiro (Education First Easypost). Se para Oliveira as expectativas são as de cumprir uma boa Volta e ajudar a sua equipa, o mesmo já não se pode dizer sobre Guerreiro. Apesar de se estrear no Tour, o ciclista da Education First Easypost chega em grande forma e motivado para brilhar na montanha.

Para além de somar no currículo a camisola azul da montanha do Giro d’Italia 2020, Guerreiro triunfou recentemente no Mont Ventoux Dénivelé Challenge, prova com 4.521 metros de acumulado de subida e com rampas entre os 5% e 10% de inclinação.

ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DA PROVA

Os fãs vão poder seguir literalmente toda a ação nos 3328 quilómetros do ‘Tour’ em direto no Canal Eurosport, ao longo das três semanas da prova, com a análise de especialistas internacionais como o são, Sir. Bradley Wiggins e Alberto Contador.

Em Portugal a equipa de comentadores é composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonanici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Francisco Bártolo.

Partilhe:
Exit mobile version