Home » Saúde » Voluntários na luta contra o cancro em Lisboa
Voluntários na luta contra o cancro em Lisboa

Voluntários na luta contra o cancro em Lisboa

O primeiro Encontro Internacional de Voluntários do movimento “Um Dia Pela Vida (UDPV)”, designação portuguesa para o projeto Relay for Life (RFL) da American Cancer Society Global vai acontecer em Lisboa.

O encontro terá lugar no fim de semana de 24 a 26 de fevereiro, no Hotel Corinthia Lisbon, e vai receber mais de 150 voluntários de 32 nações.

A organização do maior movimento global é da responsabilidade da American Cancer Society, com a colaboração da Coordenação Nacional do Projeto “Um dia pela VIDA” e todos os Núcleos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade que representa os voluntários na área da luta contra o cancro em Portugal.

“O RFL/Um Dia Pela Vida é um projeto que a LPCC promove há muitos anos junto das comunidades, sobretudo, longe dos grandes centros urbanos. É o UDPV que leva a mensagem de Missão da Liga a todo o lado e que contribuiu para que a LPCC tenha uma presença tão forte em todo o território, que angariou tantos voluntários pelas terras por onde passou, que deu a conhecer os serviços de apoio ao doente, que levou a Prevenção Primária a tantas escolas, famílias e casas”, refere Filipa Rocha Mendes, da Coordenação Nacional do Projeto “Um dia pela VIDA”.

Este projeto tem como objetivos divulgar informação sobre a doença oncológica, educar para a prevenção e angariar fundos que apoiem o trabalho desenvolvido por organizações que lutam contra o cancro.

“Antecipamos um fim de semana de muito trabalho, aprendizagem, mas também de muita camaradagem e entusiasmo em redor de uma luta que nos une a todos. Sairemos de lá, os 150 delegados, mais ricos em conhecimento, mas sobretudo, mais ricos do ponto de vista humano”, esclarece Filipa Rocha Mendes.

O momento alto é a Cerimónia das Luminárias do GRFL Fórum, que irá acontecer no sábado à noite (25 de fevereiro) e onde serão acesas luminárias de todo o mundo, trazidas pelos delegados dos países participantes, homenageando os doentes oncológicos que faleceram devido ao cancro.

Convidamos todos a fazer parte honrando um sobrevivente/lutador de cancro ou lembrando um ente querido perdido dedicando uma luminária, no link abaixo: https://raiseyourway.donordrive.com

A Liga Portuguesa Contra o Cancro conta com um total de 19.892 voluntários.

Caso queira inscrever-se como Voluntário da Liga Portuguesa Contra o Cancro, inscreva-se aqui.

O movimento Global Relay For Life junta agora 32 países parceiros numa missão partilhada: encontrar uma cura para o cancro e apoiar os doentes e as suas famílias durante a o seu percurso. O Global Relay For Life também dá às organizações oncológicas de todo o mundo uma plataforma para aumentar a sua visibilidade e gerar “awareness” sobre o cancro no seu país.

O cancro é a 2.ª causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018. O cancro colorretal, da mama e da próstata são os tipos de cancro mais prevalentes em Portugal. De acordo com dados do Globocan 2020, o número de casos estimados de cancro em 2020 fixaram-se nos 19 milhões a nível mundial (ambos os sexos, todos as idades), estimando-se que em 2040 atinja um total de 28,9 milhões de pessoas em todo o mundo.

SOBRE A LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro. Tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.