Home » Saúde » Webinar sobre fisioterapia na mulher em menopausa
Webinar sobre fisioterapia na mulher em menopausa
Webinar sobre fisioterapia na mulher em menopausa

Webinar sobre fisioterapia na mulher em menopausa

O Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia organiza esta segunda-feira, 6 de julho, um webinar sobre “Fisioterapia na mulher em menopausa”. O evento, de acesso gratuito, realiza-se através da plataforma Zoom, a partir das 18 horas, sendo apenas necessária uma inscrição prévia através do site do Instituto Piaget.

A menopausa é um momento marcante no ciclo de vida de todas as mulheres e a maioria virá a experimentar parte ou grande parte dos seus sintomas. Esta fase está associada a uma redução nos níveis de estrogénio, o que leva a alterações fisiológicas que afetam diferentes sistemas orgânicos.

As alterações fisiológicas podem perturbar o normal decorrer da atividade das mulheres, desde as atividades de lazer ao trabalho, podendo pôr em causa a sua qualidade de vida e a participação social. Neste contexto, a fisioterapia desempenha um papel importante na manutenção do bem-estar feminino.

Este é o ponto de partida do webinar, em que se procurará explicar como é que a fisioterapia contribui para a redução ou resolução dos sintomas associados à menopausa. Através da promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o movimento do corpo, e em particular da pelve, com o reforço muscular geral e específico, é de facto possível melhorar-se, de forma eficaz, a qualidade de vida das mulheres.

A condução do webinar estará a cargo de José Luís Sousa, doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia, coordenador da licenciatura e supervisor dos ensinos clínicos em Fisioterapia no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia e fisioterapeuta no serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Porto.

Sobre o Instituto Piaget

O Instituto Piaget tem consolidado, ao longo dos seus 40 anos de existência, o ensino superior, a investigação e as áreas de intervenção nas comunidades onde tem os seus campi (4), através das suas Escolas e Institutos (num total de 7 instituições de Ensino Superior em Portugal). O projeto do Instituto Piaget está presente, desde 1999, nos países lusófonos, tais como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Atento aos problemas das comunidades envolventes nos seus polos de atuação, tem vindo a estabelecer medidas de intervenção com instituições da sociedade civil, criando outras entidades — por sua iniciativa — para agilizar as suas ações e estabelecer pontes entre o Instituto Piaget e a comunidade, através de projetos associados. É o caso da ONGD Agência Piaget para o Desenvolvimento, da NucliSol Jean Piaget, e das Edições Piaget, entre outros projetos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.