Home » Sa√ļde » Webinar sobre Gravidez, V√≠rus e problemas emergentes
Webinar sobre Gravidez Vírus e problemas emergentes

Webinar sobre Gravidez, Vírus e problemas emergentes

Gravidez, V√≠rus e problemas emergentes, s√£o o tema do webinar que se realiza no pr√≥ximo dia 16 de outubro, entre as 13h15 e as 14h14, uma iniciativa dirigida ao p√ļblico em geral, no √Ęmbito das 2as Jornadas do N√ļcleo de Estudos de Medicina Obst√©trica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Este webinar, conta com a participa√ß√£o do virologista Pedro Simas e ser√° moderado por m√©dicos de Medicina Interna e Obstetr√≠cia que responder√£o a todas as quest√Ķes colocadas pela audi√™ncia.

‚ÄúEsta √© uma oportunidade a n√£o perder por todas as mulheres gr√°vidas ou que pretendem engravidar e familiares para colocarem quest√Ķes, esclarecerem as suas d√ļvidas ou receios sobre gravidez e o risco de infe√ß√£o por Covid-19, a amamenta√ß√£o e a vacina√ß√£o‚ÄĚ afirma Pedro Correia Azevedo, Coordenador do NEMO.

Segundo dados recentes a gravidez, por si só, não aumenta a gravidade da Covid-19 e o risco das mulheres grávidas ficarem infetadas é semelhante ao da população em geral. Contudo, em Portugal, as mulheres engravidam cada vez mais tarde, ou seja, existe cada vez mais potencial para a existência de patologia crónica associada, nomeadamente hipertensão arterial e diabetes mellitus.

São estas doenças crónicas que parecem estar associadas ao aumento do risco da Covid-19 e a abordagem multidisciplinar destas mulheres grávidas é essencial.

‚ÄúAs informa√ß√Ķes s√£o ainda muito reduzidas, mesmo assim, parece que podemos afirmar que a Covid-19 parece n√£o aumentar o risco de malforma√ß√Ķes cong√©nitas. √Ä luz dos conhecimentos atuais, parece que existe uma associa√ß√£o entre a infe√ß√£o Covid-19 e o aumento de parto pr√©-termo (antes das 37 semanas) e a rotura prematura de membranas (bolsa de √°guas)‚ÄĚ conclui Pedro Correia Azevedo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.