Site icon Ipressjournal

Webinar sobre Gravidez, Vírus e problemas emergentes

Webinar sobre Gravidez Vírus e problemas emergentes

Gravidez, Vírus e problemas emergentes, são o tema do webinar que se realiza no próximo dia 16 de outubro, entre as 13h15 e as 14h14, uma iniciativa dirigida ao público em geral, no âmbito das 2as Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Este webinar, conta com a participação do virologista Pedro Simas e será moderado por médicos de Medicina Interna e Obstetrícia que responderão a todas as questões colocadas pela audiência.

“Esta é uma oportunidade a não perder por todas as mulheres grávidas ou que pretendem engravidar e familiares para colocarem questões, esclarecerem as suas dúvidas ou receios sobre gravidez e o risco de infeção por Covid-19, a amamentação e a vacinação” afirma Pedro Correia Azevedo, Coordenador do NEMO.

Segundo dados recentes a gravidez, por si só, não aumenta a gravidade da Covid-19 e o risco das mulheres grávidas ficarem infetadas é semelhante ao da população em geral. Contudo, em Portugal, as mulheres engravidam cada vez mais tarde, ou seja, existe cada vez mais potencial para a existência de patologia crónica associada, nomeadamente hipertensão arterial e diabetes mellitus.

São estas doenças crónicas que parecem estar associadas ao aumento do risco da Covid-19 e a abordagem multidisciplinar destas mulheres grávidas é essencial.

“As informações são ainda muito reduzidas, mesmo assim, parece que podemos afirmar que a Covid-19 parece não aumentar o risco de malformações congénitas. À luz dos conhecimentos atuais, parece que existe uma associação entre a infeção Covid-19 e o aumento de parto pré-termo (antes das 37 semanas) e a rotura prematura de membranas (bolsa de águas)” conclui Pedro Correia Azevedo.

Partilhe:
Exit mobile version